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Michelin e GM apresentam novo pneu que roda sem ar e não fura
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Michelin e GM apresentam novo pneu que roda sem ar e não fura

Francesa Michelin quer lançar primeiro pneu sem ar em 2024; tecnologia promete pneus mais duradouros, seguros, econômicos e até recicláveis

Redação, Com Renan Monteiro, especial para o Jornal do Carro

25 de out, 2021 · 4 minutos de leitura.

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Michelin pneu sem ar
Michelin e General Motors apresentam novo pneu sem ar e prometem lançamento para 2024
Crédito:Michelin/Divulgação

O novo pneu sem ar da Michelin foi oficialmente apresentado ao público pela primeira vez. Trata-se do protótipo Uptis, sigla em inglês para Sistema Único de Pneu à Prova de Furos. A tecnologia promete proporcionar uma revolução no ramo, com a expectativa de maior segurança e menor impacto ambiental. Os principais materiais utilizados na construção do pneu sem ar incluem borracha regular e fibra de vidro.

Visualmente, não há muita diferença em relação aos pneus tradicionais, exceto pelo fato de que o composto é vazado nas laterais. Entretanto, a despeito da semelhança, a Michelin diz que o novo pneu é resistente a furos e não apresenta queda de pressão, nem risco de danos laterais. Assim, permitirá viagens mais seguras – sem “imprevistos”. Bem como será mais fácil de reciclar, o que promete torná-lo mais amigável ao planeta.

Michelin pneu sem ar
Michelin/Divulgação

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Como é o pneu sem ar

Por ora, a Michelin não divulgou muitos detalhes do novo pneu, que se encontra em fase de testes. O protótipo Uptis surgiu em 2017, sob o nome Vision. Na época, o conceito era um pneu sem ar, conectado, impresso em 3D e feito com materiais renováveis e de origem biológica. Desde então, a fabricante aprimorou o projeto, chegando ao modelo atual.

O sistema da Michelin é semelhante ao de pneus desenvolvidos para veículos lunares. Em vez ar pressurizado, o modelo tem pequenos raios feitos de plástico reforçado com vidro, que servem de apoio à banda de rodagem. Assim, é à prova de furos, o que dispensará, por exemplo, a necessidade de estepe, bem como o descarte prematuro por danos.



Projeto feito com a GM

O novo pneu que roda sem ar foi anunciado pela Michelin em parceria com a General Motors. O projeto teve início em 2017, e os primeiros testes começaram em 2019. Agora, as empresas divulgam as primeiras imagens, com os pneus instalados no hatch elétrico Chevrolet Bolt. Com os recentes avanços, a Michelin prevê, assim, o início das vendas para 2024.


bridgestone
Bridgestone/Divulgação

Bridgestone quer ser pioneira

Assim como no mercado de carros, há uma disputa acirrada entre as gigantes de pneus. E, nesse sentido, outras marcas também estão correndo para lançar um modelo que roda sem ar. A japonesa Bridgestone, por exemplo, apresentou em 2020 seu pneu sem ar para bicicletas no Japão, com estreia (atrasada pela pandemia) nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A fabricante quer ser pioneira com o seu modelo, e vai lançar os primeiros pneus sem ar para veículos comerciais. Somente depois a Bridgestone vai ampliar a oferta para os carros de passeio. Isso deve ocorrer até 2023, antes, portanto, da francesa Michelin. De toda forma, os novos pneus sem ar nunca estiveram tão perto de chegar às ruas.


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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.