As novas plataformas modulares para carros elétricos abriram um leque de possibilidades. E uma delas é “andar de lado”. É o que faz o sistema e-corner, apresentado pela Hyundai Mobis, divisão de tecnologias de mobilidade da marca sul-coreana. O novo módulo permite que os veículos girem as rodas no mesmo eixo, para andar de lado.
A tecnologia consiste em um módulo independente instalado dentro das rodas. Ele rotaciona cada uma delas em até 90 graus. Dessa forma, permite ao veículo deslocar-se lateralmente. E elimina a necessidade de baliza nos carros elétricos do futuro. O módulo poderá ser aplicado em grande variedade de modelos, desde compactos a SUVs maiores.
A tecnologia surgiu na CES de 2018, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas (EUA). Contudo, desde então, recebeu aprimoramentos para aplicação nos automóveis. O desenvolvimento incluiu a criação de uma unidade de controle eletrônico (ECU) para os módulos e-Corner, bem como a realização de testes.
Gira até 90 graus
Enquanto as versões iniciais conseguiam uma rotação de 30 graus, o módulo e-Corner agora gira até 90 graus. Isso não só permite que os carros antem de lado, como também possibilita que girem em torno do próprio eixo.
Os próximos passos incluem um estudo de viabilidade para a produção em massa. Se tudo correr bem, a Hyundai pretende desenvolver uma plataforma com quatro módulos e-corner até 2023. E integrar a tecnologia aos sistemas de direção autônoma até 2025.
Outra característica interessante é que o módulo e-corner da Hyundai não exige conexão mecânica entre as peças. Dessa forma, poderá ser aplicado facilmente. E sem limitações de projeto, já que a modularidade dessas novas arquiteturas também possibilita maior flexibilidade para modificar a plataforma. Ou mesmo alterar o design dos carros.
Veja abaixo como funciona o módulo e-corner no conceito M.Vision 2Go:
Modo caranguejo
Alguns carros das marcas BMW e Porsche, por exemplo, já são capazes de esterçar levemente as rodas traseiras em curvas. Entretanto, este é um recurso ainda raro e presente em modelos mais caros. Além disso, o ângulo de giro é pequeno, basicamente para ajudar a reduzir o diâmetro de giro em manobras e também nas curvas mais fechadas em alta.
Porém, trata-se de um recurso que terá novas aplicações em breve. Nos Estados Unidos, por exemplo, a nova picape elétrica Hummer anda até de lado em baixas velocidades. O modo é denominado CrabWalk (andar de caranguejo, em português). Em resumo, é capaz de alinhar as rodas dianteiras e traseiras no mesmo ângulo, para ajudar no off-road.
Essa tecnologia é uma das novidades do modelo, que resgata a marca Hummer. Ele inaugura uma nova plataforma modular para carros 100% elétricos. Assim, tem autonomia de 560 km. E potência quer chega a impressionantes 1.000 cv, com insanos 1.590 mkgf de torque. O 0 a 100 km/ é feito em 3 segundos, números de superesportivo.