O Renault Kwid é, atualmente, o carro mais barato do Brasil, com preço a partir de R$ 48.790. Pois a marca francesa vai lançar em 2022 uma versão do seu popular recarregável em tomadas. A novidade foi confirmada pelo CEO do grupo Renault, Luca de Meo. Pela primeira vez em sua gestão, o executivo esteve no Brasil para conhecer as instalações da empresa.
Durante a visita ao complexo industrial de São José dos Pinhais, no Paraná, Luca de Meo reafirmou que a Renault vai “se posicionar em segmentos mais altos do mercado”, e que “o mesmo vai acontecer no Brasil”. Além disso, o CEO falou sobre os planos para avançar na eletrificação da gama da marca no País e também na região da América do Sul.
“O Brasil é um mercado estratégico para a Renault. Vamos utilizar todo o nosso ativo tecnológico de 10 anos de experiência em veículos elétricos, o que nos coloca na vanguarda neste segmento”, disso Luca de Meo.
Como será o Kwid elétrico
Com lançamento garantido para 2022, o Renault Kwid ZE (sigla de “zero emissões”) será feito sobre irmão gêmeo chinês, City K-ZE. A versão alimentada por baterias surgiu em 2019, no Salão de Xangai, mas como um modelo exclusivo para o mercado chinês. Entretanto, deste então, já se aventava a possibilidade de o Kwid elétrico vir ao Brasil.
Com a iminente reestilização do Renault Kwid, esperada para o próximo mês de dezembro, o Kwid elétrico terá, portanto, o mesmo visual da nova linha brasileira. Dessa forma, será o momento perfeito para a chegada da versão a eletricidade. Segundo Luca de Meo, o modelo brasileiro terá diferenças de estilo e de mecânica em relação ao chinês.
Lá na China, o City K-ZE traz um motor elétrico com 44 cv de potência e um torque máximo de 12,1 mkgf. Com ele, o hatch chega à velocidade máxima de 104 km/h e tem autonomia para rodar cerca de 200 km com as baterias cheias. Para o Brasil, a marca deverá usar um motor mais forte, que fique mais próximo em desempenho dos 70 cv do atual 1.0 flex.
Já em relação às tecnologias embarcadas, o Kwid elétrico será bem menos refinado que o Zoe e-Tech, lançado aqui no começo de 2021. Para ter preço acessível, virá com o básico, como ar-condicionado, direção elétrica, freios ABS e airbags frontais e laterais. Pode ganhar controle de estabilidade. Já a multimídia terá tela maior e mais conectividade com smartphones.
Futuro do Sandero em jogo
Em sua visita, Luca de Meo não deu pistas sobre o futuro do Sandero no mercado brasileiro. E esse silêncio é um sinal de que a marca vai mesmo aposentar o hatch e o sedã Logan em um futuro próximo. Tal como o Jornal do Carro noticiou em setembro, a matriz da Renault na França mandou cancelar as novas gerações de Logan e Sandero no Brasil.
Até então, a chegada dos novos modelos era considerada certa. E parecia contemplada no investimento de R$ 1,1 bilhão para a renovação da gama nacional da marca até meados de 2022. Entretanto, ao que parece, o Logan sairá de linha no Brasil, enquanto a marca planeja lançar um novo SUV abaixo do Duster para substituir o Sandero.
Esse utilitário tem tudo para ser o Kiger (foto acima), que estreou esse ano na Índia. O pequeno utilitário usa a mesma base do Kwid (CMF-A), o que facilitará a sua nacionalização no Paraná.