Um flagra feito nos últimos dias revelou que a Hyundai já testa no Brasil o novo HB20. Por ora, não há muitos detalhes, mas, apesar da camuflagem pesada, é possível ver que a dianteira e a traseira estão diferentes. A principal inspiração vem do seu irmão mais rico, o i20 europeu revelado há um ano. Na ocasião, o Jornal do Carro publicou detalhes do modelo e cravou: o i20 tem o design que o HB20 gostaria de ter.
Apesar dos desenhos não serem idênticos, podemos esperar por um HB20 renovado no segundo semestre de 2022, ou no começo de 2023. Contudo, a dúvida que fica agora é em relação ao projeto. Não está claro se o compacto receberá um novo facelift, ou se irá trocar de geração e de plataforma. Vale lembrar que, na última renovação, feita em 2019, o hatch manteve a arquitetura do modelo lançado em 2012, trazendo apenas melhorias.
Portanto, desta vez, é esperado que o carro de maior sucesso da Hyundai no Brasil ganhe uma base nova e já preparada para uma eventual eletrificação. Mas, provável que não veremos essa novidade antes de 2024.
Novo design
Nas imagens, feitas pelo jornalista Renato Maia, do canal Falando de Carro, é possível captar algumas mudanças. Na dianteira, por exemplo, há novas linhas que remetem ao i20, como falamos. Além disso, também é possível notar a nova grade, maior e mais moderna.
Já na traseira, é um pouco mais difícil enxergar as transformações. Porém, dá para notar que as linhas remetem ao hatch na versão atual. As lanternas não estão visíveis, mas é certo que terão nova iluminação de LEDs.
Projeções
Mesmo sem tantas dicas, o perfil OverboostBR fez projeções de como o novo HB20 pode ficar. Na dianteira, a grade é repartida e, na parte inferior, é mais ampla e tem novo formato. Mais acima, as linhas no capô parecem trazer mais esportividade ao modelo, que tem atualmente o capô liso. Por fim, os faróis de LEDs aparecem redesenhados e convergem para as laterais, ficando, então, mais estreitos do que na versão atual.
Na traseira, apesar da camuflagem esconder os detalhes, as projeções trazem uma mudança especificamente nas lanternas. Nas imagens, elas têm formato em ”V” e seguem o declínio do porta-malas. Inclusive, aparentam também inspiração no novo Tucson.
Mudanças no motor
Recentemente, o Jornal do Carro noticiou que a oferta de motor 1.0 turbo flexível já começa a ameaçar os propulsores 1.6 16V aspirados. E essa mudança também vai ocorrer na linha HB20. Dessa forma, o hatch terá apenas opções de motores flex 1.0 aspirado ou turbo. O 1.6, assim, ficará apenas com o Creta da geração anterior, que continua em linha.
Essa mudança já foi feita pela Hyundai Motor Brasil na linha atual. Mas, não para por aí. A marca também confirmou a chegada da transmissão manual de cinco marchas para o motor 1.0 turbo. O HB20X, no entanto, será o única ainda equipado com motor 1.6.
Ainda na reestilização, o motor 1.0 três cilindros ganhou injeção direta de combustível e, então, passou a gerar 120 cv a 6.000 rpm. Em questão de torque, são 17,5 mkgf a 1.500 rpm com gasolina ou etanol no tanque.
SUV Creta também terá reestilização
Além do HB20, a Hyundai vai atualizar o novo Creta. O SUV, inclusive, foi flagrada junto com o hatch em testes no interior de São Paulo. Nas imagens, é possível notar um visual diferente da reestilização feita na Indonésia, que possui inspiração no novo Tucson.
Apesar de não ser a mesma versão, as imagens, que ainda não dizem muito pela camuflagem, mostram a nova grade, que é semelhante à do Tucson. Porém, por ora, não há alteração nos faróis. Já a traseira oferece alguns spoilers. Além das lanternas cinzas, surpreende a saída dupla de escape, que pode indicar uma nova motorização no SUV compacto. Será a versão esportiva N Line? É esperar para ver.