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Flagra: Novo HB20 circula em testes no Brasil com frente do i20 europeu
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Flagra: Novo HB20 circula em testes no Brasil com frente do i20 europeu

Com muita camuflagem, novo HB20 aparece em São Paulo e pode chegar ao mercado no segundo semestre de 2022; SUV Creta também é flagrado

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

25 de nov, 2021 · 7 minutos de leitura.

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HB20 flagra
Novo HB20 reestilizado pode chegar no segundo semestre de 2022
Crédito:Reprodução/Falando de Carro

Um flagra feito nos últimos dias revelou que a Hyundai já testa no Brasil o novo HB20. Por ora, não há muitos detalhes, mas, apesar da camuflagem pesada, é possível ver que a dianteira e a traseira estão diferentes. A principal inspiração vem do seu irmão mais rico, o i20 europeu revelado há um ano. Na ocasião, o Jornal do Carro publicou detalhes do modelo e cravou: o i20 tem o design que o HB20 gostaria de ter.

Apesar dos desenhos não serem idênticos, podemos esperar por um HB20 renovado no segundo semestre de 2022, ou no começo de 2023. Contudo, a dúvida que fica agora é em relação ao projeto. Não está claro se o compacto receberá um novo facelift, ou se irá trocar de geração e de plataforma. Vale lembrar que, na última renovação, feita em 2019, o hatch manteve a arquitetura do modelo lançado em 2012, trazendo apenas melhorias.

Portanto, desta vez, é esperado que o carro de maior sucesso da Hyundai no Brasil ganhe uma base nova e já preparada para uma eventual eletrificação. Mas, provável que não veremos essa novidade antes de 2024.

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Reprodução/Falando de Carro

Novo design

Nas imagens, feitas pelo jornalista Renato Maia, do canal Falando de Carro, é possível captar algumas mudanças. Na dianteira, por exemplo, há novas linhas que remetem ao i20, como falamos. Além disso, também é possível notar a nova grade, maior e mais moderna.

Já na traseira, é um pouco mais difícil enxergar as transformações. Porém, dá para notar que as linhas remetem ao hatch na versão atual. As lanternas não estão visíveis, mas é certo que terão nova iluminação de LEDs.  




Projeções

Mesmo sem tantas dicas, o perfil OverboostBR fez projeções de como o novo HB20 pode ficar. Na dianteira, a grade é repartida e, na parte inferior, é mais ampla e tem novo formato. Mais acima, as linhas no capô parecem trazer mais esportividade ao modelo, que tem atualmente o capô liso. Por fim, os faróis de LEDs aparecem redesenhados e convergem para as laterais, ficando, então, mais estreitos do que na versão atual.

Na traseira, apesar da camuflagem esconder os detalhes, as projeções trazem uma mudança especificamente nas lanternas. Nas imagens, elas têm formato em ”V” e seguem o declínio do porta-malas. Inclusive, aparentam também inspiração no novo Tucson.

HB20 projeção
Divulgação/OverboostBR

Mudanças no motor

Recentemente, o Jornal do Carro noticiou que a oferta de motor 1.0 turbo flexível já começa a ameaçar os propulsores 1.6 16V aspirados. E essa mudança também vai ocorrer na linha HB20.  Dessa forma, o hatch terá apenas opções de motores flex 1.0 aspirado ou turbo. O 1.6, assim, ficará apenas com o Creta da geração anterior, que continua em linha.

Essa mudança já foi feita pela Hyundai Motor Brasil na linha atual. Mas, não para por aí. A marca também confirmou a chegada da transmissão manual de cinco marchas para o motor 1.0 turbo. O HB20X, no entanto, será o única ainda equipado com motor 1.6.

Divulgação/OverboostBR

Ainda na reestilização, o motor 1.0 três cilindros ganhou injeção direta de combustível e, então, passou a gerar 120 cv a 6.000 rpm. Em questão de torque, são 17,5 mkgf a 1.500 rpm com gasolina ou etanol no tanque.

SUV Creta também terá reestilização

Além do HB20, a Hyundai vai atualizar o novo Creta. O SUV, inclusive, foi flagrada junto com o hatch em testes no interior de São Paulo. Nas imagens, é possível notar um visual diferente da reestilização feita na Indonésia, que possui inspiração no novo Tucson.

Reprodução/Falando de Carro

Apesar de não ser a mesma versão, as imagens, que ainda não dizem muito pela camuflagem, mostram a nova grade, que é semelhante à do Tucson. Porém, por ora, não há alteração nos faróis. Já a traseira oferece alguns spoilers. Além das lanternas cinzas, surpreende a saída dupla de escape, que pode indicar uma nova motorização no SUV compacto. Será a versão esportiva N Line? É esperar para ver.

https://www.youtube.com/watch?v=sUk5cKtTQAs&t=1s

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.