Enquanto no Brasil a Toyota ainda nem renovou o Yaris, no México a japonesa acaba de lançar o Raize. Conforme o Jornal do Carro revelou, trata-se do novo SUV pequeno da marca, que está cotado para ganhar produção na fábrica de Sorocaba (SP). O Raize é opção para substituir o Yaris atual sobre a arquitetura DNGA, que é uma versão simplificada da TNGA do Corolla. Na Ásia, a plataforma surgiu em 2019 com o Daihatsu Rocky, justamente o seu irmão gêmeo.
Mas, enquanto os brasileiros vão ter de esperar pelo SUV por, no mínimo, dois anos, os mexicanos já podem adquirir o modelo nas concessionárias. Por lá, os preços partem de 333.900 pesos mexicanos, o equivalente a R$ 89 mil – mesma faixa do Yaris. Há três versões de acabamento, todas denominadas XLE, mas com diferentes opções de câmbio.
Por falar na mecânica, o Toyota Raize no México traz motor 1.0 turbo com 98 cv de potência e 14,2 mkgf de torque. Por lá, o câmbio se divide entre manual ou automático do tipo CVT com simulação de marchas.
Com este conjunto mecânico, o Raize será opção ao Fiat Pulse, por exemplo, que tem as mesmas características de motor e transmissão, além do porte de cerca de 4 metros de comprimento. Da mesma forma, o porta-malas do SUV de entrada da Toyota tem um litro a menos que no Fiat: são 369 litros, segundo dados oficiais da marca japonesa.
Completinho
Na lista de itens de série, o Toyota Raize à venda no México tem ar-condicionado automático e central multimídia com Android Auto, Apple CarPlay e câmera de ré. Na segurança, tem como destaques os seis airbags e os controles de estabilidade e de tração – todos itens de série.
Por fim, o mini SUV da Toyota oferece modos de condução que vão do mais econômico ao mais esportivo, sensores de estacionamento na frente e atrás, além de direção elétrica e iluminação Full LEDs, a depender da versão de acabamento. Na estética, pode ter rodas de liga leve de 17 polegadas, que deixam o seu visual mais interessante.
Expectativa para o Brasil
Informações apontam que mesmo, com a aposentadoria do Yaris, a Toyota continuará utilizando seu atual conjunto mecânico. Ou seja, estamos falando do motor 1.5 Dual VVT-i flex de 110 cv e 14,9 mkgf de torque (números com etanol). Tem até estimativa de estreia de uma versão com motor híbrido, ao estilo da dupla Corolla sedã e Cross.
Em relação ao visual e dimensões, o modelo mexicano tem 3,99 metros de comprimento, por 1,69 m de largura e 1,62 m de altura. No entre-eixos, são 2,52 metros. Nesse sentido, segue a cartilha dos concorrentes Fiat Pulse, Volkswagen Nivus, e do futuro Citroën C3. Entretanto, deverá ser o último a chegar, com lançamento previsto para 2023 ou mesmo 2024.