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Hyundai reajusta preços, novo Creta bate R$ 162 mil e HB20 sobe mais de 5%
Mercado

Hyundai reajusta preços, novo Creta bate R$ 162 mil e HB20 sobe mais de 5%

Linha HB20 fica mais cara no começo de 2022 e versão de entrada já supera os R$70 mil; Hyundai Creta passa pelo quarto reajuste desde lançamento

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

19 de jan, 2022 · 5 minutos de leitura.

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preço
Hyundai Creta foi o modelo que mais encareceu entre os dez carros mais vendidos do mercado em 2021, com 35% de alta
Crédito:Hyundai/Divulgação

Após encerrar 2021 na liderança dos mais vendidos entre os automóveis com o HB20, a Hyundai anunciou um novo reajuste para seus modelos nacionais. Dessa forma, quem quiser levar um HB20, HB20S ou Creta para a garagem, já vai desembolsar um valor maior. No caso do SUV, é o quarta vez desde o lançamento da atual geração, em setembro de 2021. Com isso, já bate R$162 mil na versão topo de linha Ultimate, equipada com motor 2.0 flex e câmbio automático.

Apesar disso, no geral, o Creta, que chegou a ficar em terceiro no ranking de SUVs mais vendidos, foi o modelo menos impactado com o aumento da vez. O aumento atual ficou entre 1,3% nas versões mais baratas e chegou até 1,5%, portanto, com diferenças de R$1.700 a R$2.200.

Para se ter uma ideia, logo quando estreou no mercado brasileiro, a versão de entrada Comfort, custava cerca de R$107 mil. Agora, o modelo parte de R$115.690. Além disso, até mesmo a configuração antiga do SUV, a versão Action, aumentou seu valor em R$500.

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Creta
Hyundai/Divulgação

Confira a tabela:

  • Creta Action 1.6 AT: De 102.490 para R$102.990
  • Comfort 1.0 TGDI AT: De R$113.990 para R$115.690
  • Limited 1.0 TGDI AT: R$128.490 para R$130.190
  • Platinum 1.0 TGDI AT: R$144.490 para R$146.690
  • Ultimate 2.0 AT: R$160.490 para R$162.690


HB20 aumenta quase R$4 mil

Apesar do valor da versão topo de linha do Creta chamar a atenção, foi a família HB20 que sofreu o maior impacto com os reajustes neste começo de ano. O hatch, que fechou 2021 como carro mais vendido, agora tem preço inicial de R$70 mil na versão de entrada Sense – ou seja, um aumento de R$3.700.


Mas, o que mais impressiona é o valor da versão topo de linha Platinum Plus 1.0 turbo. Com o aumento, o queridinho da Hyundai, que já havia ultrapassado a marca dos R$100 mil, agora alcança os R$103.990. Sendo assim, na tabela, o hatch acumulou entre 3,33% até significativos 5,49%.

Hyundai HB20 seguro
Hyundai/Divulgação

Da mesma forma, o sedã não escapou do aumento e ficou mais caro em todas as suas versões. Na de entrada, Vision 1.0 MT, por exemplo, o preço passou de R$75.090 para R$78.790. Já na topo de linha, alcançou os R$107.390.


Valores HB20:

  • Sense 1.0: De R$67.390 para R$71.090
  • Vision 1.0: De R$70.590 para R$74.290
  • Evolution 1.0: De R$74.790 para R$78.490
  • Platinum 1.0 TGDI MT: De R$85.890 para R$89.590
  • Platinum 1.0 TGDI AT: De R$92.090 para R$95.790
  • Sport 1.0 TGDI AT: De R$96.190 para R$99.390
  • Platinum Plus 1.0 TGDI AT: De R$100.290 para R$103.990

Valores HB20S:

  • Vision 1.0 MT: De R$75.090 para R$78.790
  • Evolution 1.0 MT: De R$79.190 para R$82.890
  • Platinum 1.0 TGDI MT: De R$89.90 para R$93.490
  • Platinum 1.0 TGDI AT: De R$96.090 para R$99.790
  • Plus 1.0 TGDI AT: De R$103.690 para R4107.390

Hatch no topo

A escassez de semicondutores mudou o mercado brasileiro em 2021. Após sete anos de domínio da Chevrolet e do hatch compacto Onix, vimos novos campeões ocuparem o pódio. Entre eles, está o Hyundai HB20 que, em uma disputa acirrada com o Fiat Argo, ficou em primeiro lugar.

Com uma distância mínima, mas decisiva, o hatch da marca sul-coreana foi, pela primeira vez, o automóvel mais emplacado do País, com um total de 86.455 entregas. Com certeza, foi uma vitória memorável para o hatchback feito em Piracicaba (SP), que sempre foi vice do Chevrolet Onix.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.