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Jaguar F-Type chega na linha 2022 com edição especial Dynamic Black
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Jaguar F-Type chega na linha 2022 com edição especial Dynamic Black

Ultrapassando a marca dos R$550 mil, novo Jaguar F-Type 2022 pode ser customizado; edição especial terá apenas 20 unidades numeradas

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

30 de jan, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Jaguar F-Type 2022
Com variantes cupê e conversível, F-Type 2022 chega ao mercado brasileiro ainda neste mês
Crédito:Divulgação/Jaguar

Demorou um pouco, mas o Jaguar F-Type dá Feliz ano Novo aqui no Brasil. A marca inglesa anunciou a chegada da linha 2022 nas configurações cupê e conversível com uma novidade. Não, ainda não é um 100% elétrico, mas a edição especial Dynamic Black, que terá apenas 20 unidades limitadas. Portanto, tem um preço salgado, podendo chegar a R$589.260.

Entretanto, não pense que as outras variantes são muito mais baratas. No modelo convencional, o novo Jaguar F-Type parte de R$556.950. Segundo a montadora, o cliente pode selecionar todos os acabamentos internos e externos do veículo de acordo com seu gosto.

Além disso, na versão conversível, há mais de 25 cores disponíveis para o exterior, seis designs diferentes de rodas e três cores de capota: vermelha, preta ou bege. O que abre bastante o leque de customizações e torna o modelo extremamente exclusivo.

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Divulgação/Jaguar

Reestilização exclusiva

Há cerca de 7 anos no mercado brasileiro, o Jaguar F-Type não perdeu as linhas clássicas que marcam o modelo. No entanto, na última reestilização, ganhou elementos mais sofisticados como, por exemplo, faróis de pixel LED e uma grade maior, que reforça a cara de esportivo.

No capô, vincos trazem um ar de robustez ao veículo. Já na parte traseira, as modificações foram mais sutis. As lanternas, também em LED, agora têm novos desenhos.


Divulgação/Jaguar

Especificamente na edição especial Dynamic Black, a carroceria é pintada na cor metálica Santorini Black, bem exclusiva do modelo. O pacote ainda traz consigo novas rodas de 20 polegadas e 5 raios Gloss Black, pinças de freio e teto elétrico retrátil em vermelho. E, claro, não poderia faltar um badge exclusivo numerado de 1 a 20, que caracteriza a edição limitada.

No interior, vemos a marca registrada da Jaguar com o pacote Luxury Pack Plus. Os bancos, que possuem ajuste elétrico de 12 posições, são revestidos de couro vermelho, que também está presente nas portas, no encosto de cabeça e no painel. Em contrapartida, o restante dos acabamentos permanece em preto.




Motor de 300 cv

Sob o capô, o esportivo é potente. Assim, ele é equipado com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que é capaz de produzir 300 cv de potência e 40,8 mkgf de torque a partir de 1500 rpm. O câmbio é automático de oito marchas.

Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e alcança uma velocidade máxima de 250 km. E o consumo não desanima! Para se ter uma ideia, de acordo com a montadora, ele faz uma média de 14,8 km/l, emitindo apenas 184 g/km de CO2.

Outro ponto interessante é que a nova geração passou por uma calibração específica. Portanto, promete entregar trocas mais responsivas. Por fim, complementando a motorização, possui ainda escapamento ativo variável, que possibilita uma melhor condução e um ronco mais grave.


Jaguar
Divulgação/Jaguar

Tecnologia de ponta

Agora, quando assunto é tecnologia, o Jaguar F-Type entrega uma lista generosa de equipamentos. No painel, por exemplo, há uma central multimídia de 12,3 polegadas com sistema de entretenimento Touch Pro, que possui conectividade com Android Auto e Apple Carplay. O sistema de som é o Meridian Surround.

Por fim, o F-TYPE Dynamic Black conta com ar-condicionado inteligente de duas zonas, assistente de monitoramento de ponto cego, sistema de abertura do veículo sem chave, assistente de tráfego traseiro, coluna de direção com ajuste elétricos e espelhos retrovisores com sistema de aquecimento.


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Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”