Atual líder de vendas dos SUVs no Brasil, o Jeep Renegade 2022 está a caminho das lojas com novidades importantes. Pela segunda vez, o utilitário feito em Goiana (PE) recebe mudanças de estilo concentradas nos faróis e lanternas, e na cabine. Trata-se de uma segunda reestilização do SUV lançado em 2015, porém com renovação também na mecânica, que ganha o motor T270 1.3 turbo flex da Stellantis. O preço parte de R$ 123.990.
Com potência de até 185 cv e um torque de 27,5 mkgf, o novo motor 1.3 turbo da família GSE substitui o antigo 1.8 Etorq flex naturalmente aspirado, que entregava 139 cv e 19,3 mkgf de torque. E também tira de linha o motor 2.0 turbodiesel, mantendo apenas o câmbio automático de 9 marchas. Dessa forma, o Renegade 4×4 agora é flex.
A mudança ajusta o Renegade ao Proconve L7, nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Em vigor desde 1º de janeiro, a norma exige níveis de emissões menores, bem como estabelece outros critérios mais rigorosos para os carros 0-km. Por isso, modelos tradicionais, como o Fiat Uno, saíram de linha, e outros estão recebendo mudanças na mecânica para se adequar aos novos parâmetros.
Cabe recordar que o motor T270 (sigla que indica o torque em Newton metro), estreou no ano passado na picape Fiat Toro e no SUV Compass. Depois, a Jeep instalou o 1.3 turbo flex no SUV de 7 lugares Commander, que chegou já no fim de 2021. Assim, o Renegade é o quarto veículo da Stellantis a ter o novo motor turbo de quatro cilindros.
Dados mecânicos
O 1.3 turbo entrega 185 cv de potência com etanol e 180 cv com gasolina. Já o torque máximo é de 27,5 mkgf a 1.750 rpm com ambos os combustíveis. Trata-se, portanto, do mesmíssimo desempenho entregue nos irmãos Commander e Compass, e na prima Toro. Com isso, o Renegade 2022 vai para cima de Creta, Tracker, T-Cross e cia. É Jeep agora é mais potente.
Segundo a marca, o motor 1.3 turbo tem coletor de admissão com trocador de calor integrado que aumenta a eficiência térmica. Ele também usa corrente “for life”, que, como diz o termo em inglês, é feita para durar toda a vida útil do veículo. Também foi feito ajuste nos câmbios. Versões 4×2 com tração dianteira usam a transmissão automática de seis marchas, enquanto o Renegade 4×4 mantém a caixa automática de 9 velocidades.
Por fim, a Jeep recalibrou a arquitetura eletrônica e os conjuntos de suspensão do SUV. As mudanças foram detalhadas no Jornal do Carro em dezembro, quando a marca promoveu um rápido test drive em pista fechada com o Jeep Renegade T270 (veja aqui).
Conteúdos, preços e versões
Com a linha 2022, a Jeep encerra a versão de entrada Standard, que custava pouco mais de R$ 100 mil e era voltada às vendas diretas. Mas o Renegade mantém as demais nomenclaturas. Ou seja, a versão de entrada é a Sport (R$ 123.990), a intermediária continua a ser a Longitude (R$ 138.990). E a topo de linha permanece a Trailhawk (R$ 163.290).
A novidade na gama é a inédita Série S, que tem preço de R$ 163.290, mesmo valor do Renegade Trailhawk. Ela também foi lançada na renovação do Compass e aposta nas tecnologias e um visual mais esportivo. Mas conta com a tração 4×4 com reduzida e programa de condução off-road. Vale destacar que o Renegade 4×4 está R$ 20 mil por descartar o motor diesel.
Na versão de entrada Sport, o Renegade 2022 ´´já vem completo e até com sistemas semiautônomos. Traz os controles de estabilidade e de tração (Traction Control+), assistente de partida em rampa e sistema multimídia de 7″ e conexão sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Faróis full LEDs, frenagem autônoma de emergência, alerta de manutenção e assistente de permanência em faixa também estão na lista de série, que tem ainda detector de fadiga, leitor de placas e seis airbags.
Na Longitude, acrescenta-se borboletas para trocas de marcha no volante, quadro de instrumentos digital com tela de 7″ e carregador de celular sem fio. Nele, a tela do sistema multimídia aumenta para 8,4″ (também com Android Auto e Apple Carplay sem fio). Os faróis de neblina também são iluminados por LEDs e o ar-condicionado é automático digital com duas zonas. Rodas têm 18″ e há bancos em couro em preto.
Configurações 4×4
Na nova versão S, o Jeep Renegade tem, em síntese, tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial e câmbio automático de nove marchas. Fica disponível também o seletor de terreno com quatro modos de condução. Já a Trailhawk acrescenta, ainda, o Trail Rated, com tração 4×4 e seletor de terreno com cinco configurações.
Em relação a conteúdo, a configuração inédita (S), a princípio, tem controle eletrônico de descida Hill Descent Control e sete air bags. No mais, bancos revestidos com couro, partida do motor sem chave, rodas de 19″ e assistente de estacionamento automático estão no pacote. Oferece, também, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego. Teto solar elétrico panorâmico é item opcional.
A versão topo de linha, Trailhawk se destaca visualmente pelo adesivo na tampa do motor. No mais, tem rodas de 17″ cobertas por pneus de uso misto exclusivos. Tem suspensão elevada e proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível.
Por dentro, o modelo tem animação exclusiva para o quadro de instrumentos digital de 7″, costura vermelha no couro dos bancos e seletor de terreno com função Rock (pedra). Também tem teto solar elétrico panorâmico como opcional. Os 1.000 primeiros clientes do novo Renegade ganharão um “welcome kit”. Nele, há uma caixa de som e copo retrátil dentro de um estojo exclusivo.
Visual renovado, mas sem exageros
Lançado nacionalmente em 2015, o Jeep Renegade havia passado por apenas uma leve reestilização nesse meio-tempo. Agora, o pessoal do design trabalhou um pouco mais pesado, porém, sem perder a mão. Afinal, um dos principais atributos que mantém o modelo como líder de mercado entre os SUVs é, justamente, a beleza das linhas retrô, que o destaca na categoria.
Após diversos flagras e especulações, a fabricante havia lançado imagens oficiais do novo Renegade, destacando todos os detalhes do novato. Em síntese, para-choques foram redesenhados. Com forte inspiração no jipe Wrangler, o Renegade continua com faróis arredondados (agora Full LEDs) e grade dianteira separada em sete barras. Ambos, entretanto, estão mais achatados. As luzes de seta agora são integradas ao conjunto óptico dianteiro.
Atrás, lanternas redesenhadas e com estilo mais moderno. Além de nova assinatura em “X”, tem iluminação por LEDs. O para-choque também ficou novo e passa a abrigar novos refletores e luzes de ré. Nas laterais, nada de alterações. Continuam as caixas de rodas quadradas do Renegade de 2015. O que vem, também, de meados da década passada é a opçãpo de cor laranja para a carroceria.
Por dentro
Da porta para dentro do novo Renegade, as mudanças são ainda mais sutis. O quadro de instrumentos agora é 100% digital – tela Full HD de 7″ – e o volante é herdado de Commander e Compass.
Painel e console central continuam intactos. Central multimídia flutuante também não há. Continua no mesmo lugar (centro do painel). A tela multimídia tem 7″ ou 8,4″ (dependendo da versão).
Condições especiais
De acordo com a Jeep, o primeiro lote do Renegade, de 11.500 carros será dividido em três partes. Nesse sentido, o faturamento das primeiras unidades será feito entre o fim deste mês e o início de março. Quem, portanto, comprar agora, receberá o carro entre março e abril., informaram os executivos da marca durante apresentação para a imprensa.
A princípio, quem comprar o Renegade agora, pela modalidade de venda direta, leva 8% de desconto. Já para os demais clientes (varejo), há R$ 10 mil de valorização no usado Jeep. Ou seja, se vai trocar o Jeep usado por um novo, o valor entra como desconto.