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Jeep Renegade 2022: todos os preços, versões e equipamentos do SUV
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Jeep Renegade 2022: todos os preços, versões e equipamentos do SUV

Novo Jeep Renegade parte de R$ 123.990 e aposta no motor 1.3 turbo flex e em recursos semiautônomos para manter a liderança dos SUVs

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

15 de fev, 2022 · 10 minutos de leitura.

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Jeep
Jeep Renegade Trailhawk fica R$ 20 mil mais barato por adoção de motor turbo flex
Crédito:Jeep/Divulgação

O novo Jeep Renegade acaba de chegar às lojas com várias novidades na linha 2022. A começar pelo visual, o SUV compacto feito em Goiana (PE) passou por uma pequena plástica que alterou grade, faróis, lanternas e para-choques. Por dentro, as mudanças são mais tecnológicas que de estilo. A partir da versão Longitude, há, por exemplo, quadro de instrumentos com tela Full HD de 7″ e central multimídia com tela de 8,4″ e conexão sem fio (via Bluetooth) com Android Auto e Apple Carplay.

Mas não é só. A principal novidade do Renegade 2022 é o motor 1.3 turbo flex. Ele substitui de uma só vez o 1.8 Etorq flex de até 139 cv e o 2.0 turbodiesel de 170 cv. Ou seja, as versões 4×4 agora bebem gasolina e etanol – e, por isso, estão mais baratas.

Jeep Renegade
Jeep/Divulgação

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O 1.3 turbo flex, em síntese, gera até 185 cv de potência e torque de 27,5 mkgf com ambos os combustíveis. O câmbio é sempre automático: tem 6 marchas nas versões 4×2, e 9 marchas com tração 4×4.

Nada de versão Standard

Com preços a partir de R$ 123.990 na versão Sport, o novo Renegade mantém distância do Fiat Pulse – que também pertence ao grupo Stellantis. Por isso, a linha 2022 não oferece a versão Standard – que custava cerca de R$ 100 mil e era voltada às vendas diretas.

Mas a Jeep manteve as nomenclaturas das linhas anteriores. Ou seja, continuam as versões Sport (R$ 123.990), Longitude (R$ 138.990) e Trailhawk (R$ 163.290). A novidade é a Série S. Tem o mesmo valor do Trailhawk e vem com tração 4×4.


Jeep Renegade
Jeep/Divulgação

Conteúdos

Para se manter como o SUV mais vendido do mercado, o Renegade recebeu – além do tapinha no visual e da inclusão de novo motor – um lista mais encorpada de equipamentos. Por exemplo, todas as configurações trazem controles de estabilidade e de tração (Traction Control+) e sistemas avançados como detector de fadiga, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e leitor de placas.

Nas configurações Sport e Longitude, o Jeep Renegade 2022 vem com câmbio automático de 6 marchas e tração 4×2. Já a novata Série S e a Trailhawk oferecem tração 4×4, câmbio automático de 9 marchas e seletor de terreno com quatro modos de condução. A Trailhawk, no entanto, acrescenta o modo Rock, para encarar trechos de pedras.




Sport

Por R$ 123.990, o Renegade Sport oferece seis airbags, controles de estabilidade e de tração, Traction Control +, modo Sport, faróis com iluminação full LEDs, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas e três entradas USB na cabine.

Jeep Renegade
Jeep/Divulgação

Por falar em interior, há freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT (7″), ar-condicionado e sistema multimídia de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Tem Start&Stop, câmbio automático de seis marchas, controlador e limitador de velocidade, e rodas de liga-leve de 17″. Como opcional, dá para incluir o Pack Exclusive (rodas de 18″ e bancos revestidos com couro).


Longitude

Pelo montante de R$ 138.990, a versão Longitude acrescenta equipamentos como borboletas para trocas de marcha no volante, iluminação por LEDs nos faróis de neblina, quadro de instrumentos full Digital com tela de 7″ e carregador de celular sem fio.

Jeep Renegade
Jeep/Divulgação

Tem, ainda, ar-condicionado automático de duas zonas e rodas de 18″. Além disso, a tela do sistema multimídia é maior: tem 8,4″, também com Android Auto e Apple Carplay sem fio. Os bancos são revestidos com couro preto, mas tem a opção de couro marrom.


Série S

Com tabela de R$ 163.290, a Série S (até então, disponível apenas no Compass) acrescenta o câmbio automático de 9 marchas e a tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial. Tem seletor de terreno com quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida (Hill Descent Control) e sete airbags. Ou seja, além dos seis dos demais modelos, tem uma bolsa inflável para os joelhos do motorista.

Jeep Renegade
Jeep/Divulgação

No mais, há forração de couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19″ e farol alto automático. Park Assist (estacionamento automático), detector de tráfego traseiro e monitor de ponto cego também estão no pacote. À parte, o cliente pode incluir o teto solar elétrico panorâmico.


Trailhawk

Pelos mesmos R$ 163.290, a versão Trailhawk tem os itens da Série S, porém, destaca-se pelo visual off-road. Traz rodas de 17″ cobertas por pneus de uso misto (All Terrain) e suspensão elevada. Proteções para cardan, câmbio e tanque de combustível, e o selo Trail Rated (para enfatizar a capacidade fora-de-estrada), diferenciam o modelo topo de linha.

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Jeep/Divulgação

Da porta para dentro, o quadro de instrumentos digital de 7″ tem animação exclusiva. Nos bancos, o couro tem costuras vermelhas. Trata-se do mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e dos difusores de ar laterais. O seletor com cinco modos de condução inclui o modo Rock, para encarar grandes obstáculos e trechos com pedras. Nela, o teto solar elétrico panorâmico é o único opcional.


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Jeep/Divulgação

Esquema de vendas e entregas

Com 30º de ângulo de ataque e 32º de ângulo de saída, o jipinho chega renovado, mas sem cravar estimativa de vendas para 2022. A Jeep produziu 11.500 unidades no primeiro lote do Renegade. O volume, contudo, será dividido em três partes.

As primeiras unidades serão faturadas entre o fim deste mês e o início de março. Quem, portanto, fechou negócio desde o fim de semana, receberá o carro entre março e abril. Na modalidade de venda direta, o cliente tem 8% de desconto, de acordo com a Jeep. Entretanto, no varejo, há R$ 10 mil de valorização no usado Jeep.


Cabe lembrar que o Renegade 2022 não tem versão exclusiva para PCD. Afinal, todas as variantes do SUV entram no teto de R$ 200 mil de isenção do IPI. Contudo, não há mais configurações abaixo do teto de isenção de ICMS, estabelecido em R$ 100 mil. Dessa forma, o novo Renegade não terá aquele combo de isenções praticado até o início de 2020.

Tabela de preços do Jeep Renegade 2022

Sport AT6 4×2 – R$ 123.990 (SP: R$ 128.115; PB: R$ 127.583)
Longitude AT6 4×2 – R$ 138.990 (SP: R$ 143.615; PB: R$ 143.018)
Série S AT9 4×4 – R$ 163.290 (SP: R$ 168.723; PB: R$ 168.022)
Trailhawk AT9 4×4 – R$ 163.290 (SP: R$ 168.723; PB: R$ 168.022)


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.