O segmento de SUVs está se movendo rapidamente, com muitos lançamentos. E a Caoa Chery tem feito uma ótima leitura do mercado brasileiro. Depois de apresentar em dezembro a nova geração do SUV médio Tiggo 7 Pro, que concorre com Jeep Compass, a marca sino-brasileira lança o Tiggo 5X renovado, também na versão Pro.
Disponível em versão única ao preço (de lançamento) de R$ 154.990, o SUV chega com motor 1.5 turbo ajustado para os novos limites de emissões do Proconve L7. Além disso, o SUV feito em Anápolis (GO) exibe o visual mais moderno da Caoa Chery, marcado pela grade frontal em teia com pontos cromados que remetem a pequenos diamantes.
A peça caiu bem e deixa o Tiggo 5x Pro com visual elegante e moderno. Por fora, as mudanças se concentram na dianteira, que foi toda remodelada e mantém o porte alto e robusto. Os faróis ganham iluminação Full LEDs e luzes diurnas substituem as de neblina. Nas laterais, as rodas de liga leve têm 18 polegadas e desenho exclusivo feito para o Brasil.
Já a traseira foi basicamente mantida, com as lanternas simétricas de LEDs em formato de “C”. Embora com três anos de mercado, o visual continua moderno e de personalidade. Já o interior do Tiggo 5X Pro é totalmente novo. A Caoa Chery resolveu mudar todo o painel, que tem alguns componentes emprestados do Tiggo 7 Pro, como as duas telas Full HD.
Novo câmbio com joystick
Um dos destaques do novo painel é a alavanca de câmbio tipo joystick, que tem acionamento eletrônico. Ela estreou no Tiggo 8, já está no Tiggo 7 Pro e no sedã Arizzo 6 Pro, e passa a ser, então, uma exclusividade do Tiggo 5X Pro entre os SUVs compactos. A alavanca chega junto com o novo câmbio automático CVT (continuamente variável) que simula 9 marchas.
A transmissão substituí o antigo câmbio DCT de dupla embreagem e seis marchas. Ela oferece dois modos de condução: Eco, voltado à economia de combustível, e Sport, que “apimenta” o desempenho com o motor girando mais alto e a direção mais firme. A tração é dianteira e a suspensão é independente nas quatro rodas, com braços múltiplos na traseira.
O motor 1.5 turbo flex de quatro cilindros também passou por reforma. A engenharia da Caoa Chery trocou o sistema de injeção eletrônica, o software, a válvula termostática e o turbocompressor. Com as mexidas, a marca anuncia, assim, uma melhora de 5% no desempenho, com aceleração de zero a 100 km/h em interessantes 10,3 segundos.
O consumo também está melhor, de acordo com os números do Programa de Etiquetagem do Inmetro. O SUV faz médias de 6,9 km/l (cidade) e de 8,1 km/l (estrada) com etanol. Já com gasolina, os números são melhores, com 9,9 km/l em ciclo urbano e 11,5 km/l no rodoviário. Antes, fazia 6,7 km/l e 8 km/l com etanol, e 9,8 km/l e 11,7 km/l, respectivamente.
Muito conteúdo eletrônico
O Tiggo 5X Pro aposta alto no conteúdo eletrônico e no requinte. O SUV vem completíssimo de fábrica e tem muitas novidades em relação ao modelo anterior. A começar pelas duas telas no painel. Uma delas tem 7″ e fica atrás do volante. Ela pode ser personalizada e exibe o quadro de instrumentos, com diversas informações, como temperatura externa e pressão dos pneus.
No topo do painel fica a nova multimídia com tela de 10,25 polegadas. É o mesmo tamanho da tela do novo Hyundai Creta, um dos seus rivais diretos. Da mesma forma, tem câmera 360º com imagens de alta resolução. Há também conexão (por cabo) com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, além de três portas USB – duas na frente e uma atrás.
Um ponto positivo a bordo do Tiggo 5X Pro é o acabamento. Há peças macias ao toque e emborrachadas, e os arremates são caprichados. Diferente do padrão visto em concorrentes como o próprio Creta e Volkswagen T-Cross, que usam e abusam de plásticos. O SUV da Caoa Chery tem até iluminação de LEDs com 7 cores disponíveis.
Essa iluminação muda de acordo com a música que está tocando, e cria um ambiente mais descontraído. Entre os itens de conforto, uma novidade é o ar-condicionado de duas zonas. Outra é a nova chave presencial, que permite ligar o motor e climatizar o SUV à distância. Outro detalhe legal são os retrovisores retráteis que abrem e fecham ao travar as portas.
Primeiras impressões
Neste primeiro contato, o Tiggo 5X Pro se revelou pronto para o encarar as mudanças na categoria de SUVs compactos. No geral, todos os modelos subiram de patamar em relação a desempenho e conteúdo. O líder de vendas, Jeep Renegade, por exemplo, acaba de ganhar o motor 1.3 turbo flex de até 185 cv e várias novidades de estilo e nos equipamentos.
O mesmo aconteceu com o Hyundai Creta e com o VW T-Cross. Todos eles têm um detalhe que ainda falta ao Tiggo 5X Pro: sistemas semiautônomos de segurança avançada. O SUV feito em Goiás ainda não dispõe de frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e farol alto automático.
Mas a Caoa Chery garante que faltam poucos meses para estrear estes recursos na sua gama de veículos. Na comparação com os rivais, também faltam serviços conectados e internet a bordo, além de itens cada vez mais comuns, como carregador de celular por indução (sem fio). Por outro lado, o Tiggo 5X Pro é muito bem servido de equipamentos modernos.
O SUV tem, por exemplo, freio de estacionamento eletrônico e discos ventilados nas quatro rodas. Bem como suspensão independente nos dois eixos, com multilink no eixo traseiro, coisa rara na categoria. Por fim, traz de fábrica seis airbags, controles de estabilidade e de tração, ABS e ancoragem Isofix. E ganhou maiores ângulos de entrada e de saída.
Ao volante, o motor 1.5 turbo mostra força, sobretudo no modo Sport. As acelerações ficam mais divertidas e rápidas, graças, sobretudo, ao bom torque de 21,4 mkgf disponível desde 1.750 rpm até 4.000 rpm. Mas, essa conta certamente será paga no consumo, que não é dos melhores – o Renegade 1,3 turbo, por exemplo, faz até 12,8 km/l com gasolina.
Disponível para pronta-entrega
Neste lançamento, a Caoa Chery aposta na disponibilidade imediata do novo Tiggo 5X Pro. Segundo o diretor comercial, Mauro Correa, é possível “testar e já levar o SUV para casa”. A marca reforça que o preço de lançamento de R$ 154.990 é promocional e logo será reajustado. E projeta vender entre 1.000 a 1.200 unidades mensais do modelo.
Paralelamente, a Caoa Chery anuncia a meta de chegar a 120 pontos de vendas no País em 2022. Com a rede ampliada, a montadora projeta entregar um total de 60.000 carros até o fim de dezembro. “Começamos o ano com novidades, muitas ações e um plano de expansão da rede. Com presença em mais praças, acreditamos ser possível atingir esse número”, anunciou Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery.
Outro diferencial do Tiggo 5X Pro será o seguro. O grupo Caoa lançou recentemente a Caoa Corretora de Seguros, e promete apólice de R$ 2.600 para o SUV compacto, além de taxas de financiamentos competitivas. Há ainda empresas de consórcio e de locação. Ou seja, a Caoa Chery garante que terá condições de atender todas as frentes do mercado.