Você está lendo...
Scooter elétrico Voltz EV1 tem assinatura com mensalidade de R$ 620
Lançamentos

Scooter elétrico Voltz EV1 tem assinatura com mensalidade de R$ 620

Em parceria com a Unidas, Voltz abre assinatura da scooter EV1 com três opções de mensalidade; modelo está disponível em São Paulo e Recife

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

15 de mar, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

motos elétricas scooters
Scooter Voltz EV1 Sport chegou ao Brasil em 2021 e tem até 180 km de autonomia
Crédito:Divulgação/Voltz

O carro por assinatura ganhou força no Brasil em 2021. No entanto, a alta no preço dos combustíveis dificultou a vida do consumidor brasileiro, que está procurando economizar no final do mês. Pois bem, agora, em contraponto aos veículos a combustão, as motos elétricas chegaram nos serviços de assinatura. Ou melhor, os scooters.

A Unidas, empresa especializada em locação de veículos, firmou uma parceria com a Voltz Motors para oferecer, em seu portfólio, a scooter Voltz EV1. O modelo já consta na plataforma da locadora com três opções de planos mensais. De início, são 50 unidades disponíveis para pronta entrega em São Paulo e Recife, onde tem produção.

”Essa parceria evidencia que, cada vez mais, a Voltz tem se consolidado como o principal player brasileiro de mobilidade elétrica em duas rodas. Além disso, mostra o crescente interesse das empresas e da sociedade em migrarem para os veículos elétricos que, inegavelmente, já representam o futuro do transporte”, disse Renato Villar, CEO da Voltz Motors.

Publicidade


Mensalidades partem de R$ 620

scooters elétricos assinatura
Divulgação/Voltz

O scooter elétrico está disponível em planos de assinatura com 18, 24 e 30 meses e quatro opções de quilometragem: 500 km, 1000 km, 1500 km e 2000 km mensais. Além disso, há também duas configurações, com uma ou duas baterias. As autonomias são de 100 km ou 180 km. Na primeira versão, o valor parte de R$ 620. Ele engloba um período de 30 meses e 500 km/mês. Mas, pode chegar a R$ 910 com franquia de 18 meses e 2000 km.

Já na segunda configuração, com duas baterias, os valores sobem. Nessa versão, o plano mais barato sai a partir de R$ 729. O mais caro, com 18 meses e 2000 km, alcança a faixa dos R$ 1.070. Vale lembrar que a assinatura inclui despesas como manutenção, seguro, assistência 24 horas, recarga nas estações de carregamento das lojas Unidas e documentação completa (emplacamento, licenciamento e IPVA). Portanto, o condutor arca com contas diárias, como o ”abastecimento” em casa, multas, entre outros.




De acordo com Breno Davis, Head de Frotas da Unidas ”a chegada dos scooters elétricos ao portfólio representa uma opção de mobilidade sustentável e econômica, uma vez que os custos com recarga são de apenas R$ 6 por mês, contra quase R$ 300 mensais de um veículo à combustão”. Essa conta, no entanto, vai depender do uso e distância.

Confira a tabela de assinatura:

Voltz – 1 bateria

  • 18 meses: De R$ 829.90 a R$ 909.90
  • 24 meses: De R$ 699.90 a R$ 799.90
  • 30 meses: De R$ 619,90 a R$ 729.90

Voltz – 2 baterias


  • 18 meses: De R$ 999.90 a R$ 1.069,90
  • 24 meses: De R$ 829.900 a R$ 939.90
  • 30 meses: De R$ 729.90 a R$ 849.90

Como é a EV1?

A EV1 Sport chegou ao Brasil no início de 2021 e foi o primeiro modelo da Voltz no mercado nacional. A scooter, feita em Recife (PE), tem potência máxima de 3000W, que permite chegar aos 75 km/h de velocidade. O modelo possui, ao todo, três modos de condução. O primeiro é considerado mais econômico, limitando a velocidade média a 35 km/h. Já o modo 2 roda na faixa de 55 km/h, e o modo 3 a 75 km/h.

Divulgação/Voltz

De acordo com a startup, o scooter na versão com apenas uma bateria acelera de 0 a 60 km em até 12 segundos. O carregamento completo é alcançado após 5 horas, conectada a uma tomada comum de 110V ou 220V. No pacote, a EV1 vem junto com uma entrada USB, conexão Bluetooth, chave presencial e emparelhamento com smartphone.


Já a estrutura comporta um conjunto ótico full LED e um painel digital que permite que o condutor visualize informações como velocidade, capacidade de bateria, quilometragem, entre outros. A motocicleta tem preço a partir de R$ 14.990. Contudo, caso o condutor opte por duas baterias, há um acréscimo de R$ 3.800. Assim, o preço sobe para R$ 18.790.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.