Depois de passar anos sem mirar muito os SUVs, a Fiat virou a chave e novos utilitários estão a caminho. O próximo, aliás, pode ser um modelo com batismo conhecido dos brasileiros: Tipo. Segundo informações da imprensa europeia, a marca do grupo Stellantis vai lançar um SUV com base no conceito Centoventi, revelado em 2019.
Entretanto, ele nascerá na plataforma CMP (Common Modular Platform), da francesa PSA Peugeot Citroën – também da Stellantis. Ou seja, será um primo do novo Citroën C3, que ganhou produção em Porto Real (RJ). Essa base permitirá a eletrificação completa na variante e-CMP, o que indica que o futuro Fiat Tipo SUV terá opção movida por baterias.
De acordo com o site espanhol Motor.es, o novo SUV será maior que o Jeep Renegade e menor que Compass. Ele chegará ao mercado europeu em 2024. Contudo, ainda não há detalhes técnicos. O que dá para adiantar é que o modelo terá 4,5 metros de comprimento e pertencerá à categoria C-SUV. Ou seja, dá para considerá-lo um SUV médio de 5 lugares.
Além da versão elétrica, o Tipo 2024 deverá ter opção híbrida. Nesse sentido, elas vão se distinguir por detalhes como a grade do radiador, que será “fechada” na variante a baterias. Bem como pelas rodas de liga leve mais aerodinâmicas, como no conceito (abaixo).
Arquitetura compartilhada
O novo C-SUV da Fiat vai trazer a evolução da plataforma CMP, o que vai permitir, portanto, a eletrificação completa da gama. Essa escolha também indica que a marca italiana busca reduzir custos de desenvolvimento e produção. Assim, a estratégia, segundo apuração do Motor.es, é tornar o novo SUV mais acessível mesmo nas versões 100% elétricas.
O Tipo SUV chegará com bateria capaz de alcançar autonomia próxima de 400 km. Os testes começarão em alguns meses. A apresentação do modelo, a princípio, ocorrerá no 2º semestre de 2023. Ainda não se fala em Brasil, mas, dá para apostar no lançamento por aqui, afinal, a eletrificação também vem ganhando espaço no mercado brasileiro.