Agora falta realmente pouco. A Ferrari está prestes a apresentar globalmente o Purosangue, seu inédito SUV que vai disputar vendas com o Lamborghini Urus e com outros SUVs superesportivos, como o Aston Martin DBX, que acaba de chegar ao Brasil na reestreia da marca inglesa. Trata-se do primeiro SUV da história da fabricante italiana.
É bem verdade que a Ferrari relutou em aceitar a ideia de criar um utilitário, mesmo diante do sucesso de modelos como o Porsche Cayenne. Mas agora, com a massificação dos utilitários esportivos, até a marca do cavalo rampante precisou se render. Aliás, a italiana também entendeu que o futuro é eletrificado. Por isso, o Purosangue será híbrido.
Por ora, a montadora não revelou detalhes técnicos do Purosangue, e tampouco preços e versões. Entretanto, a imagem confirma que os flagras recentes do SUV, publicados aqui no Jornal do Carro, são verdadeiros. A dianteira tem faróis parecidos com os do supercarro híbrido SF90 Stradale. O visual é moderno, com bastões de LEDs e para-choques parrudo.
Vai ser híbrido
Com motor central-dianteiro e quatro assentos na configuração 2+2, o cupê GTC4Lusso serviu de “mula de testes” do Purosangue. Isso ocorreu porque o superesportivo tem a mesma configuração de chassi prevista para o SUV. Por isso, a sua mecânica também deverá equipar o novo modelo, que deve herdar o motor V8 biturbo de 3,9 litros com 610 cv e 77,3 mkgf.
Da mesma forma, é esperado que o SUV da Ferrari tenha opção híbrida para o motor V8, que, então, passará a 650 cv. Assim, o Purosangue vai superar os 641 cv do rival Urus. Por fim, a versão de topo pode ter o motor V12 naturalmente aspirado de até 690 cv e 71 mkgf, que também era do GT4Lusso. Seria uma forma de agradar os fãs mais puristas.
Porte de SUV
Nos flagras, o Purosangue aparece com arcos pretos nas caixas de rodas e suspensão claramente mais alta. A grade frontal e o para-choques também são diferentes e maiores que nos tradicionais esportivos da marca italiana. Inclusive, a grade fica na parte inferior e parece uma tomada de ar central. Ela deixa o cavalo rampante mais “escondido” na dianteira.
Já a traseira do SUV da Ferrari será musculosa e alta para os padrões da marca. O flagra mostra lanternas circulares duplas em posição elevada e com bastante aço em volta. A tampa é grande e o para-choques traz quatro escapes enormes, bem como um difusor central. Além disso, há fendas logo abaixo das lanternas que deverão ajudar na aerodinâmica.