O mercado brasileiro de veículos vive um começo de ano muito ruim. Os números do mês de abril, divulgados nesta terça-feira (3) pela Fenabrave, a federação dos concessionários, foram decepcionantes. Ao todo, 136.341 automóveis e comerciais leves foram entregues, pouco para um mercado que, nos meses mais fortes, superava 300 mil unidades. Na comparação com março, com 134.904 unidades, o crescimento foi de modestos 1,08%. Contudo, mesmo sem apresentar evolução nos números, o ranking dos carros mais vendidos tem novidades.
A Fiat Strada continua líder isolada, com o Hyundai HB20 em alta na 2ª colocação – e líder entre os automóveis. Enquanto isso, o Chevrolet Onix caiu de posição e ficou em 4° lugar, com 5.574 unidades vendidas. Ou seja, atrás do Fiat Mobi, que foi o 3º mais emplacado no mês passado. Mas a principal novidade é a liderança dos SUVs, que, pela primeira vez, é do Fiat Pulse. O modelo feito em Betim (MG) somou 5.520 unidades em abril, e ficou, assim, com o 5° lugar do ranking geral.
Com o SUV compacto, a marca italiana se fortalece e tem cinco modelos no “top 10”. Para se ter uma ideia, o Pulse passou o T-Cross, líder dos utilitários no acumulado, com quase mil carros a mais que o rival. O SUV da VW, por sinal, despencou do 4° para o 10° lugar em abril, por causa da escassez de componentes que afeta a marca alemã no momento.
Ranking: os carros mais vendidos de abril
Na lista dos modelos mais vendidos há outras mudanças importantes em relação aos emplacamentos de março. É o caso, por exemplo, do Fiat Argo, que estava em 18° lugar, com 3.078 vendas. O hatch subiu em abril para o 6° lugar, com o dobro de vendas. Outro que se destacou em abril foi o sedã Chevrolet Onix Plus, que saltou da 12ª para a 7ª posição.
Os SUVs continuam na crista da onda, mas tivemos alguns recuos importantes em abril. O Chevrolet Tracker , por exemplo, saiu do “top 10” e fechou o mês passado em 11° lugar, com 4.410 unidades. Da mesma forma, o Hyundai Creta saiu da lista dos dez mais vendidos do ranking, e aparece em 12°. Além disso, o Jeep Renegade, que ganhou a linha 2023 em fevereiro, ainda tenta recuperar o fôlego de 2021, quando liderou as vendas de SUVs no País. O ranking de abril ficou assim:
- 1º) Fiat Strada – 7.983
- 2º) Hyundai HB20 – 6.502
- 3º) Fiat Mobi – 5.911
- 4º) Chevrolet Onix – 5.574
- 5º) Fiat Pulse – 5.520
- 6º) Fiat Argo – 5.488
- 7º) Chevrolet Onix Plus – 5.240
- 8º) Fiat Toro – 5.107
- 9º) Jeep Compass – 4.766
- 10º) Volkswagen T-Cross – 4.570
- 11º) Chevrolet Tracker – 4.410
- 12º) Hyundai Creta – 4.255
- 13º) Jeep Renegade – 4.165
- 14º) Toyota Hilux – 4.069
- 15º) Toyota Corolla Cross – 3.861
- 16º) Renault Kwid – 3.849
- 17º) Toyota Corolla – 3.729
- 18º) Hyundai HB20 S – 3.192
- 19º) Fiat Cronos – 3.043
- 20º) Volkswagen Nivus – 2.644
Tempos difíceis para a VW
Fiat e GM continuam a dominar o ranking das marcas, mas a italiana apresenta boa diferença de mais de 10 mil emplacamentos frente à GM. Por outro lado, a Volkswagen está brutalmente afetada pela falta de componentes no mercado, e continua a sofrer nos emplacamentos. Neste mês, a alemã caiu novamente na lista, indo do 5° para o 6° lugar. E quem gostou disso foi a Jeep que, então, ultrapassou a VW com as boas vendas do médio Compass.
No mais, o ranking não traz grandes mudanças. Apesar da leve queda no mês com Corolla sedã e Cross, a Toyota continua com o 3° lugar, seguida pela Hyundai. Mas a tendência é que, com os próximos lançamentos, a lista apresente mais novidades e reviravoltas. Abaixo, o ranking das marcas em abril:
- 1º) Fiat – 34.369 (25,21%)
- 2º) General Motors – 21.231 (15,57%)
- 3º) Toyota – 16.314 (11,97%)
- 4º) Hyundai – 14.098 (10,34%)
- 5º) Jeep – 10.830 (7,94%)
- 6º) Volkswagen – 9.501 (6,97%)
- 7º) Renault – 8.168 (5,99%)
- 8º) Honda – 4.176 (3,06%)
- 9º) Nissan – 3.404 (2,50%)
- 10º) Caoa Chery – 3.259 (2,39%)
- 11º) Peugeot – 2.370 (1,74%)
- 12º) Mitsubishi – 1.656 (1,21%)
- 13º) Ford – 1.622 (1,19%)
- 14º) BMW – 1.108 (0,81%)
- 15º) Citroën – 819 (0,60%)