Faz poucos dias, o Jornal do Carro trouxe imagens de um flagra do novo SUV compacto da Renault feito na Romênia. O modelo aparece ainda completamente camuflado no vídeo (clique aqui), e pouco revela do seu visual. Mas já é possível ter uma ideia de como será o rival do Fiat Pulse, que vai substituir o atual Stepway, versão aventureira do Sandero. As imagens do site russo Kolesa sugerem como será o desenho frontal e traseiro do SUV.
Nas projeções, a princípio, o estilo ainda é bem parecido com o da nova geração do Sandero Stepway (foto abaixo), já à venda pela Dacia. O desenho, contudo, exibe dianteira diferenciada. Mesmo sem ter muitas pistas com a camuflagem, o pessoal da Kolesa aposta nas linhas do conjunto ótico. Pelo flagra, ficou visível a aposta em faróis abaixo de luzes DRL. Na projeção, exibem contornos ondulados na parte inferior, como um serrote.
Com o novo conjunto ótico – e o símbolo da Renault no lugar do da Dacia – a grade também muda. Desde os contornos, até o formato. Há, também, o abandono do nome Stepway em letras garrafais. Na projeção, entretanto, há apenas uma barra cromada na grade – no Dacia, são duas. Embora o modelo flagrado ter capô mais elevado que no Dacia Sandero Stepway, a projeção não entrega essa mudança. A base do para-choque dianteiro também é idêntica em ambos os casos.
Lanternas do Grupo Volkswagen?
Na parte de trás, o SUV feito com base na plataforma CMF-B tem desenho diferente. Mudam as lanternas, que invadem a tampa do porta-malas. Entretanto, o visual do conjunto – bem ao estilo Audi e Volkswagen, diga-se – deixou de lado a evidente disposição de luzes de ré e setas que o modelo flagrado exibiu. A base do para-choque também difere do modelo da Dacia, com refletores menores. Destaque, no entanto, para a placa de identificação, que migrou para a tampa do porta-malas na projeção.
Já debaixo do capô, o SUV terá o novo motor 1.0 turbo. Ele deve gerar cerca de 120 cv com etanol. Vale lembrar que, na Europa, o propulsor produz 100 cv e 16,3 mkgf. Especulações indicam que o modelo da marca francesa apostará em opções de câmbio manual de 6 marchas ou automático CVT. A chegada ao mercado brasileiro está prevista para 2024.