Carro de luxo mais vendido no Brasil, o BMW Série 3 recebeu atualização para a linha 2023. Tanto o sedã quanto a perua Touring exibem alterações no visual, com desenho mais moderno na dianteira, bem como novos itens de série. O destaque é a cabine, com acabamentos mais sofisticados e duas grandes telas de alta resolução no painel.
Logo de cara é possível ver as mudanças sutis na dianteira. Os faróis full LEDs, por exemplo, estão mais finos e contam com opcional de LEDs matriciais. A grade de duplo rim foi completamente redesenhada e ganha maior destaque. Entretanto, ela não cresceu de tamanho como em outros modelos da BMW, como no novo M3. Já o para-choques exibe nova entrada de ar e moldura em formato bumerangue, que resultou em um visual mais afiado.
Em seguida, temos as rodas com desenhos novos. Aqui, vale dizer que o tamanho depende do modelo da BMW, mas sempre partem de 17 polegadas. Enquanto isso, a traseira seguiu na mesma linha da dianteira e recebeu lanternas mais afiladas, bem como um para-choque com um design mais agressivo. Ainda, a linha ganhou as cores Skyscraper Grey e Brooklyn Grey no catálogo.
Cabine de luxo
Apesar das mudanças no exterior, a cabine é o chamariz do novo Série 3, que está na quinta geração. Como falamos, ele passa a ter duas grandes telas digitais curvas. A primeira é o quadro de instrumentos que tem 12,3 polegadas. A segunda é uma central multimídia de 14,9″, que vem embutida com o software iDrive 8 – o mais atualizado da montadora. Além disso, há internet a bordo com conexão para 5G.
De acordo com a montadora, o sistema é bem similar ao do BMW iX. Portanto, vem equipado com todos os assistentes de direção como piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de mudança e permanência em faixa, sensores de estacionamento, entre outros.
No mais, vale ressaltar que o ar-condicionado de três zonas passa a vir de série em todos os modelos, bem como o sistema de navegação e o retrovisor interno eletrocrômico. Já o câmbio automático tem oito velocidades e acionamento por seletor no console.
Mesma mecânica
A despeito das atualizações, o BMW Série 3 mantém o conjunto mecânico. Dessa forma, oferece o motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina nas versões como 318i, 320i e 330i. Além dele, há o 3.0 de seis cilindros em linha, para as variantes mais potentes, como a 340i. Por fim, tem ainda quatro versões diesel e duas híbridas do tipo plug-in.
Chega ao Brasil?
De acordo com as informações, a nova reestilização do BMW Série 3 chega em breve aos mercados mundiais. Na Europa, a estimativa é de que ele comece a ser vendido no segundo semestre deste ano. A BMW já confirmou que o facelift logo virá para o Brasil, sendo feito na fábrica de Araquari (SC). Os preços, no entanto, não foram divulgados.