A nova geração da Amarok será revelada globalmente no próximo dia 7 de julho, tal como contamos aqui no Jornal do Carro. E a Volkswagen aproveita a proximidade da data para revelar mais teasers da picape média. Agora, a marca alemã mostra imagens dos faróis do modelo, que terão a tecnologia IQ.Light, já presente no SUV Taos.
O conjunto óptico terá os faróis matriciais inteligentes com ajuste automático, que percebem a presença de outros veículos e desativam apenas os LEDs que vão na direção deles. Assim, o sistema controla os faróis alto e baixo para não ofuscar a visão de outros motoristas. E os fachos são direcionais, ou seja, acompanham os movimentos do veículo.
De acordo com a Volkswagen, a nova Amarok será uma picape premium desde a versão de entrada. Por isso, os faróis full LEDs estarão presentes em todos os acabamentos. Entretanto, somente as opções mais caras terão o sistema IQ.Light.
Outras tecnologias
A Volkswagen Amarok vai apostar alto em modernidades. Além da iluminação inteligente, a proposta é oferecer assentos eletricamente ajustáveis, painel de instrumentos totalmente digital, sistema de som premium, revestimentos que imitam couro e mais de 30 assistentes de direção semiautônoma, por exemplo. Estes funcionarão a partir do radar frontal.
Assim, a picape virá com controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com o sistema Stop & Go, que acelera e freia sozinho, acompanhando o tráfego à frente. Também terá frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, bem como os alertas de saída de faixa e de ponto cego, e o radar traseiro, para operar outros recursos de segurança.
No mais, virá com opção de tela central em formato vertical, tal como a nova Ranger, com a qual compartilha a plataforma Ainda não se sabe se a VW optará pelo seu sistema ou o SYNC 4 da Ford. Rodas com 17 até 21″ deverão ficar disponíveis. A gama da picape terá cinco configurações: Base, Life, Style, Panamericana e Aventura.
Motores 2.0 e 3.0
Ainda sem mostrar o novo visual, a segunda geração da Amarok já deu pistas sobre os motores. Dentre eles, haverá opção a gasolina e até quatro variantes a diesel com capacidade entre 2.0 e 3.0. Eles terão quatro ou seis cilindros. Está prevista também uma opção V6 turbodiesel mais potente que o atual 3.0 de 258 cv. Além disso, haverá opção com sistema híbrido plug-in, já que a plataforma da nova Ford Ranger já prevê a eletrificação.
A tração, por sua vez, será traseira, 4×4 sob demanda ou 4×4 permanente. Por fim, A carroceria – com 5,35 metros de comprimento – se dividirá entre opções de cabine simples (duas portas) e dupla (quatro portas). Com todas essas novidades, a nova Amarok estreia na Europa e nos Estados Unidos no fim deste ano. Mas, conforme contamos aqui, a picape não deve chegar ao Brasil por enquanto. Aqui, o modelo atual ganhará mais uma reestilização.