O segmento de hatches médios quase evaporou, mas vai renascer em 2023 com o novo Civic Type R. Recentemente, conforme contamos no Jornal do Carro, o hatch esportivo – que nunca foi comercializado por aqui – foi confirmado pela Honda, que vai vendê-lo no Brasil a partir do ano que vem. Com base na nova geração do Civic, o Type R chega como o mais potente de todos os tempos. O “hot hatch” tem tração dianteira e câmbio manual.
Com visual agressivo, o Civic Type R abusa das linhas aerodinâmicas. Na parte da frente, conta com abertura de ar em formato trapezoidal e do tipo colmeia. A inscrição “Type-R” também está ali, alojada no canto inferior direito da grade superior. Até o logotipo da Honda ganhou fundo vermelho, para dar mais esportividade ao conjunto.
No capô, abertura de ar. Nos para-lamas, ausência de faróis de neblina (também para a passagem de ar). Nas laterais, destaque para as rodas de liga-leve com 19″ (antes 20″) cobertas por pneus Michelin Pilot Sport 4 S com medidas 265/30.
Indo para a parte de trás, como de praxe, um aerofólio exagerado compõe o design. Mas não é só isso. A peça tem por função melhorar o downforce (assentar o carro no chão, mesmo em alta velocidade). A tripla saída de escape também não poderia ficar de fora.
Diferenças não explicadas
A Honda descreve a carroceria como “leve e altamente rígida”. Mas não detalhou como isso foi feito. De acordo com a marca, a suspensão também recebeu aprimoramento – também, nada de detalhe extra.
Para tentar ofuscar a imponência do Toyota GR Corolla (também prometido para o Brasil), a Honda optou por tons de vermelho, azul perolado, preto, cinza e, por fim, o branco para tingir a carroceria do Civic Type R.
Preços, itens de série, opcionais e outros detalhes serão divulgados apenas no lançamento – em setembro, nos EUA. Pela imagem (abaixo), nota-se que o modelo segue a cartilha do irmão, com telas no centro do painel e no quadro de instrumentos, mas abusa do tom vermelho, que reveste os assentos (forrados com suede) até o assoalho.
Estima-se, entretanto, que o Honda Civic Type R 2023 custe média de US$ 40.000 (quase R$ 220.000, na conversão direta). Por aqui, portanto, o preço ficará mais alto, afinal, o País cobra diversos impostos em cima de mercadorias importadas.
Motor 2.0 com 320 cv
No Civic Type R, a cereja do bolo é a mecânica. Assim, para manter a pegada esportiva, o “hot hatch” terá uma evolução do motor K20. Trata-se, portanto, do mesmo 2.0 turbo de quatro cilindros da geração anterior, mas com melhorias. Assim, poderá superar os 320 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. Com alavanca de metal polido, o câmbio manual tem 6 marchas.