Você está lendo...
Novo Honda Civic Type-R aparece em teaser com aerofólio e escape triplo
Mercado

Novo Honda Civic Type-R aparece em teaser com aerofólio e escape triplo

Com lançamento confirmado para 2022, novo Honda Civic Type-R será o último da icônica versão equipado com um motor a combustão

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

04 de out, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Honda Civic Type R
Em novo teaser, Honda Civic Type-R aparece com pouca camuflagem e está prevista para 2022
Crédito:Divulgação/Honda

Depois de lançar a 11ª geração do Civic na Ásia, a Honda revelou imagens do novo Civic Type-R. Previsto para chegar ao mercado europeu em 2022, o icônico esportivo da marca será o último a usar motor a combustão. Isso porque, a partir do ano que vem, a japonesa se comprometeu com a eletrificação no continente.

Dessa forma, o hatch esportivo está em fase de testes na Alemanha, no circuito de Nürburgring (um dos mais exigentes do mundo). Desta vez, a nova geração será feita na fábrica da Honda em Indiana, nos EUA. Ou seja, o novo Type-R será importado para a Europa, que costumava receber unidades fabricadas em Swindon, na Inglaterra.

De acordo com a Honda, a principal meta é atingir os entusiastas da marca. E, segundo os ingleses da Autocar, o novo Civic Type-R chegará para competir diretamente com o Volkswagen Golf R, versão esportiva do hatch alemão, que estreou em 2020.

Publicidade


Honda Civic Type R
Divulgação/Honda

Novo aerofólio

Nas imagens divulgadas pela Honda, é possível identificar que a versão traz um ar esportivo sútil, sem grandes modificações. Assim, mantém a base e as formas da carroceria hatchback, mas traz novos para-choques, uma grade dianteira exclusiva e faróis full LEDs.

Além disso, a versão extrema do Honda Civic exibe rodas grandes com pneus baixos Pilot Sport, da Michelin. Já os freios são da Brembo, com pinças aparentes pintadas de vermelho.


Porém, é na traseira que se concentram as principais alterações. A Honda, como de costume, incluiu um aerofólio enorme para aprimorar a aerodinâmica do hatch. Além disso, a imagem revela o escape triplo central, que também presente na geração anterior.



Motor a combustão

Ainda sem muitos detalhes técnicos revelados, a expectativa é de que o hatch venha de fábrica com uma versão aprimorada do motor 2.0 turbo a gasolina Assim, terá cerca de 310 cv de potência e 40,7 mkgf de torque. O Type-R ainda deverá ter câmbio manual de 6 marchas, , garantindo, portanto, o conjunto mecânico mais clássico ao esportivo.

No Brasil, Civic prepara despedida

Honda Civic 2022
Honda/Divulgação

Apresentada oficialmente em abril deste ano, a 11ª geração do Civic estreou no continente asiático em setembro. Na Tailândia, o sedã chegou com a versão esportiva RS, de visual esportivo. E, no Japão, a partir deste mês, chega às lojas na carroceria hatch.

Conforme apurado pelo Jornal do Carro, o sedã médio não terá mais produção no Brasil a partir de 2022. Por isso, a expectativa é de que o novo Civic chegue por meio de importação.

Por ora, no Brasil, a Honda trabalha no lançamento da nova geração do City, sua grande aposta para os próximos anos. Assim, pela primeira vez, o compacto terá configurações hatch e sedã. E, no início de 2022, a japonesa lançará o novo HR-V, que chegará às concessionárias brasileiras completamente renovado no primeiro trimestre.


Além disso, para 2023, a Honda pode trazer para o Brasil um novo SUV com a missão de substituir o atual WR-V. O novo utilitário deverá ser o BR-V, que é feito sobre a base da nova geração do City. Ou seja, nos próximos anos, a Honda vai concentrar esforços nos segmentos mais promissores, que são o de compactos premium e SUVs de todos os tamanhos.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião