A quinta geração do Kia Sportage, que chegou às concessionárias no começo de julho, ainda em esquema de pré-venda, estreia oficialmente nesta quinta-feira (28). Há três semanas, os preços eram de R$ 220 mil e R$ 255 mil, mais um adicional de R$ 2.800 para cores especiais. Agora, os valores sugeridos para as duas versões de acabamento são estes:
- Kia Sportage Híbrido MHEV EX: R$ 224.990
- Kia Sportage Híbrido MHEV EX Prestige: R$ 259.990
O branco sólido é a única cor disponível sem custos extras. Todas as demais pinturas são opcionais e adicionam R$ 2.800 ao valor do SUV. Há seis opções: Verde Aventura, vermelho Infra, prata Lunar e cinza Penta (metálicas), além de branco Luxo e preto Pérola (perolizadas).
Com visual futurista e bem ousado, o novo Sportage chega com motor 1.6 turbo a gasolina conectado a um sistema híbrido leve que promete deixá-lo mais econômico. A lista de equipamentos é um destaque, já que o SUV sul-coreano vai encarar o líder Jeep Compass em suas versões mais completas. A Série S, por exemplo, tem motor 1.3 turbo flex e custa R$ 227.618. Ou seja, um rival direto para o Kia, que tem espaço para cinco adultos.
Já o Commander na versão Overland T270, com sete lugares, tem preço de R$ 265.643 e se apresenta como adversário do Sportage EX Prestige, versão topo de linha. O Jeep é só R$ 5 mil mais caro. A garantia segue o padrão Kia e é um diferencial em relação aos concorrentes, com 5 anos de cobertura para carroceria, motor e bateria.
Kia chama novo Sportage de híbrido. Será?
A principal bandeira da Kia para o novo Sportage está na motorização mais eficiente. A ponto do marketing cravar que o SUV médio é um “híbrido”. Na verdade, o destaque é o motor 1.6 turbo de injeção direta. Ele só bebe gasolina, mas entrega bom desempenho e torque máximo em baixas rotações. Assim, gasta e poluí menos.
O termo híbrido, portanto, indica o sistema que também equipa o crossover compacto Stonic. Trata-se do conjunto híbrido leve, indicado pela sigla MHEV. A tecnologia acrescenta bateria de 48 volts, além de alternador e motor de partida mais potentes. Esse conjunto atua nos momentos em que o motorista pisa mais fundo no acelerador, em arrancadas, retomadas ou ultrapassagens. Assim, serve como um booster elétrico e adiciona potência e torque.
O sistema do novo Kia Sportage também permite, a depender do terreno e em velocidade de cruzeiro, que o SUV siga em “coasting”. Ou seja, o veículo roda por algum período com o motor desacoplado, e, então, reduz o uso de combustível fóssil. Com o conjunto completo, o utilitário tem 180 cv de potência a 5.500 rpm e um torque de 27 mkgf entre 1.500 a 4.500 rpm. Dessa forma, fica colado no Compass 1.3 turbo, que tem 185 cv e 27,5 mkgf.
O conjunto mecânico traz ainda o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. A tração é dianteira nas duas versões. Segundo dados do Inmetro, o consumo médio do SUV é de 11,5 km/l (cidade) e 12,1 km/l (estrada). Com o tanque de combustível 54 litros cheio, a autonomia do novo Sportage varia de 621 km até 653 km.
SUV vem da Coreia do Sul
Esta nova geração do Kia Sportage vem da Coreia do Sul. Por lá, o SUV tem versão alongada que seria perfeita para desafiar o Jeep Commander. Ela vem com motor 2.0 a diesel de 180 cv e 42,5 mkgf de torque, e tração nas quatro rodas. Entretanto, a marca não pretende comercializá-la no Brasil. Já na Europa, há versões 1.6 turbo sem sistema híbrido leve, com 148 cv e torque de 25,5 mkgf. E tem opção com sistema híbrido completo.
Neste último caso, o Sportage Hybrid tem 226 cv e tração dianteira ou integral (AWD). Por fim, há uma versão híbrida plug-in que recarrega a bateria na tomada. Esta tem 261 cv cavalos e tração integral. Mas nenhuma delas deve chegar ao Brasil.
Sportage sobe nível de equipamentos
Além do estilo arrojado, que traz a estética mais moderna da Kia (chamada de “Opostos Unidos”), o novo Sportage cresceu de tamanho e está mais espaçoso. São 4,51 m de comprimento (3 centímetros maior), 1,86 m de largura e 1,65 m de altura. A distância entre-eixos tem 2,68 m (+1cm). Por sua vez, o porta-malas tem capacidade de 562 litros e chega a 1.751 litros com rebatimento do banco traseiro, segundo dados da Kia.
Contudo, o que mais atrai é o nível de equipamentos, com funcionalidades que prometem inovar a categoria e incomodar os líderes. Na versão EX Prestige, o painel tem um cluster flutuante e curvado no topo que une as telas do quadro de instrumentos e da multimídia, que tem 12,3 polegadas no formato retangular e é sensível ao toque. Além de espelhamento sem fio com celular, o sistema permite ajustar configurações do veículo.
Entre os conteúdos, a lista é realmente farta. Há ar-condicionado de duas zonas, carregamento sem fio para smartphones, integração com Android Auto e Apple Carplay, assistente de manobra com sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, e câmeras com visão 360º. Na segurança, traz seis airbags, ganchos Isofix para cadeirinhas infantis, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e de tração, e assistentes semiautônomos.
Os recursos avançados incluem faróis Full LEDs com facho automático, alertas de colisão frontal com frenagem automática, de tráfego cruzado e prevenção de colisão traseira e de fadiga do condutor, e sensor de ponto cego (projeta imagem no painel de instrumentos na versão EX Prestige). Além disso, tem alerta para desembarque seguro de passageiros, assistente de manutenção de faixa e controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go.
Jornal do Carro em breve trará impressões ao volante no canal do YouTube.
*Viagem a Araxá (MG) a convite da Kia