A chinesa Caoa Chery apresentou uma nova versão do SUV compacto Tiggo 5X. Com algumas atualizações, o modelo muda pouco ou quase nada no visual, com alterações discretas na dianteira. Dessa forma, a maior novidade é na cabine, que conta com um painel redesenhado com duas telas grandes unidas em mesmo nicho flutuante no topo. O estilo, inclusive, é parecido com o do Tiggo 8 Pro Hybrid Plug-in, que chega ao Brasil em agosto.
Vale dizer que o SUV não recebia nenhuma atualização desde 2020, quando teve mudanças importantes. Portanto, agora, o Tiggo 5X recebeu o terceiro facelift da mesma geração. Mas, antes de falar do interior, vamos falar sobre as mudanças sutis no visual. Na dianteira, por exemplo, há uma nova grade frontal, que está um pouco maior e conta com os mesmos desenhos em 3D. Com uma pegada, por assim dizer, mais “esportivada”, o SUV também ganhou peças em vermelho no para-choque e nas laterais. E, por fim, as rodas estão com um desenho novo e acabamento e preto brilhante.
De acordo com as informações, o novo Tiggo 5X terá início de vendas em agosto, quando terá o seu lançamento oficial na China. A estreia, inclusive, acontecerá em uma parceria com o estúdio DreamWorks. No entanto, não há grandes chances do SUV compacto chegar atualizado no Brasil. Afinal, ele foi renovado recentemente na versão Pro, na qual o Jornal do Carro já testou.
Telona na cabine
Nessa renovação, o Tiggo 5X recebeu alguns equipamentos e recursos dos novos lançamentos da Caoa, como é o caso das duas super telas unidas – uma tendência da indústria. Além de comportar o quadro de instrumentos 100% digital, essa tela também possui a central multimídia de 10,25 polegadas de alta resolução. Além disso, o SUV passa a adotar outras soluções tecnológicas, bem como a nova linguagem visual da marca.
Exemplo disso é que o SUV ficou mais clean no interior. É possível notar que há menos botões no painel, sendo que o ar-condicionado ganhou novos comandos touch. As saídas de ar também mudaram e agora estão na horizontal, seguindo a linha visual. Ao que parece nas imagens, tanto o painel quanto as portas receberam um material com acabamento soft touch. Por sua vez, o volante continua sendo o multifuncional com base achatada, o que oferece um aspecto bem moderno ao SUV da Caoa.
Sem mudanças mecânicas
Em relação a motorização, não houve alterações. Na China, o Tiggo 5X vem com duas opções de motores. O primeiro é o 1.5 aspirado de 116 cv de potência máxima. Já as versões mais caras contam com o 1.5 turbo de 156 cv. Ambos são ligados ou a um câmbio manual ou um automático do tipo CVT. Vale dizer que, por aqui, o Tiggo 5X Pro é equipado com o motor 1.5 turbo flex de quatro cilindros, que passou por uma reforma para se adaptar aos novos limites de emissões do Proconve L7. Assim, são 150 cv e 21,4 mkgf de torque.