A Volkswagen lançou uma nova coleção de cards em NFT (token não fungível) na sua plataforma de colecionáveis digitais, a Digital Garage. Desta vez, a marca alemã faz uma homenagem aos 50 anos do lançamento do clássico esportivo SP2. A coleção chamada de “SP2 Collection” está disponível e oferece 23 itens digitais de ilustrações do carro.
Os cartões disponíveis no site da Volkswagen foram feitos a partir do modelo digital do cupê nacional e remetem à década de 1970, época do lançamento do SP2. Os fãs podem ter acesso a cards de dois estilos: a arte digital 3D, para aqueles que desejam imagens mais realísticas, e outra perspectiva mais expressiva, ligado à “estética pop”.
Preços
As ilustrações da coleção são divididas em três níveis de raridade: Hero, que são as mais comuns; Premium, que são peças especiais; e, por fim, Legend, que são as mais raras. Os pacotes, por sua vez, são vendidos em duas faixas de preço. O mais completo, chamado de Legend Edition, custa R$ 75 e vem com cinco figurinhas. Já o Hero Edition é mais em conta e tem preço de R$ 50. Nesta opção o comprador recebe três figurinhas.
Tanto no pacote Legend Edition quanto no Hero Edition, o usuário não sabe qual figurinha irá receber. Assim, terá uma nova surpresa a cada compra – como era antigamente. Ao adquirir os pacotes, o usuário passa a ter acesso aos seus cartões pela “Minha Garagem”. A plataforma possibilita ainda que outros colecionadores acessem o espaço e vejam a lista de NFTs, incentivando a interação e o engajamento entre os fãs da marca.
Além dos cartões da SP2 Collection, os apaixonados pelo carro tiveram a chance de adquirir um vídeo do modelo digital do SP2. O item único ficou disponível plataforma no formato de leilão. Após a Digital Garage firmar parceria com a Rarum, empresa que fornece soluções de blockchain, todas as coleções ficam à venda no próprio site. Na seção “mercado”, os usuários conseguem vender seus itens, assim como comprar novos cards avulsos.
Uma breve história do Volkswagen SP2
Lançado em 1972, o SP2 é um ícone da filial brasileira da marca, e, por isso, considerado até hoje um dos modelos mais bonitos da história da fabricante no País. Com o cupê esportivo nacional, a Volkswagen quer atingir um público mais jovem da classe média. O motor de 75 cv fazia com que o esportivo atingisse 100 km/h em apenas 13 segundos.
Entretanto, em 1976, após 10.205 unidades produzidas, o SP2 saiu de linha. Entre os principais motivos para que o modelo parasse de ser feito estavam o alto custo de produção, bem como o desempenho do motor abaixo quando comparado aos concorrentes da época.