O novo Hyundai HB20 chegou às lojas brasileiras há uma semana, com visual totalmente renovado e diversas tecnologias inéditas. O hatchback ganhou, por exemplo, mais airbags – agora são seis bolsas infláveis, incluindo duas do tipo cortina, que cobrem as janelas do banco traseiro. Pois, agora, a montadora se concentra em acelerar a estreia do novo sedã HB20S. Os preços do modelo devem ficar entre os R$ 80 mil e R$ 120 mil.
O modelo foi revelado ainda no fim de junho, como elemento surpresa do lançamento do novo HB20. Entretanto, conforme apurado pelo Jornal do Carro com algumas concessionárias da marca, ele deve chegar às lojas em setembro (ainda sem data confirmada) e terá algumas diferenças em relação ao hatch. No design, a principal mudança são as novas lanternas que, no caso do sedã, terão iluminação de LEDs de ponta a ponta da traseira. Com isso, ele ficou bem parecido com o novo Elantra, que ainda não chegou ao Brasil importado via grupo Caoa.
Já a dianteira é idêntica a do irmão HB20. Ou seja, ficou mais equilibrada e traz novas luzes de LEDs de uso diurno, que contornam a parte de cima dos faróis redesenhados. Esse arranjo, contudo, é exclusivo da versão topo de linha Platinum Plus. No mais, o para-choques também foi repaginado e traz entrada de ar maior. O sedã terá novas rodas de liga leve de 16″.
Interior atualizado
Por dentro, o HB20S terá opção de interior na cor cinza claro, assim como nas versões anteriores. Além disso, ele divide os recursos tecnológicos com o hatch. Ou seja, traz um novo quadro de instrumentos que conta com o visor TFT de 4,2″ customizável. Já a multimídia de 8″ passa a oferecer espelhamento sem fio com celulares por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Como complemento, o sedã também virá com até três entradas de USB na cabine, ar-condicionado digital e automático e partida remota por chave.
Até o momento, a Hyundai não divulgou preços e versões do HB20S. Mas, é possível deduzir alguns equipamentos. O pacote da versão topo de linha vai contar com tecnologias como piloto automático, assistente de permanência e saída de faixa, alerta de ponto cego, controles de estabilidade e tração, assistente de tráfego cruzado traseiro e frenagem autônoma de emergência. No entanto, o destaque fica para a função de abertura do porta-malas por aproximação, que será exclusivo para o sedã.
Até 120 cavalos
Sob o capô, é praticamente certo de que não terá mudanças na motorização. Portanto, o novo HB20S virá com o motor 1.0 turbo de 120 cv de potência e 17,5 mkgf de torque para as versões mais caras, como a Platinum Plus. Com ele, terá opção de câmbio manual o automático de 6 marchas. Enquanto isso, as variantes de entrada do sedã da Hyundai deverão vir com o 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 mkgf, com câmbio manual de 5 velocidades.