Apresentado no comecinho deste mês, o BYD Seal já aparece nos registros de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no Brasil. O sedã com ares de cupê chega ao mercado chinês – onde é produzido – até o começo de setembro para rivalizar com o Tesla Model 3. Na sequência, vai para Europa e Ásia para iniciar a expansão global.
A princípio, cabe lembrar que os registros no INPI não são garantia de lançamento local. A publicação das imagens é um procedimento padrão. Serve, portanto, como proteção dos direitos autorais.
Ainda sem informações por parte da fabricante, o Seal, bem como o sedã Han e o SUV Tan, tem baterias Blade. O conjunto é feito com células fininhas de lítio-ferro-fosfato (LFP) que lembram lâminas – daí o nome em inglês. Dessa forma, são compactas e mais resistentes a incêndios. No ciclo chinês de aferição (CLTC), rende autonomia de até 700 km.
Em relação ao desempenho, o conjunto elétrico do Seal produz 204 cv no modelo de entrada, com tração traseira, e 315 cv na versão de topo de linha, com tração integral. No mais, o sedã com ares de cupê surgiu do conceito Ocean-X e usa a base e-Platform 3.0. Ele mede 4,80 metros de comprimento e tem 2,92 m de entre-eixos. Além disso, tem 1,59 m de altura e 1,91 m de largura. O peso varia de 1.885 kg a 2.150 kg, de acordo com a versão – há quatro disponíveis. Na China, os preços partem de 209.800 yuans, o equivalente a R$ 160 mil na conversão direta.
Han pode vir híbrido
Quem também deu o ar da graça no INPI foi o Han híbrido. Na versão DM-i, tem motor 1.5 turbo com quatro cilindros e 139 cv aliado a dois elétricos. Um vai no eixo dianteiro, outro, no traseiro. As potências são de 197 cv e 218 cv. Combinadas, resultam em 415 cv. No modo puramente elétrico, a autonomia do Han híbrido chega a 242 km. Mas o que impressiona é o alcance com tanque cheio: até 1.300 km! Dessa forma, o consumo médio é de 23,8 km/l.
Já a configuração DM-p traz o mesmo 1.5 turbo, mas prioriza a performance e, assim, conta com motor elétrico dianteiro de 218 cv e motor traseiro de 272 cv. Neste caso, a autonomia elétrica cai para 202 km. Nas versões híbridas, por fim, o Han tem visual diferente, com para-choques, grade e lanternas traseiras mais tradicionais. O design das rodas também muda.