Quando se fala em Mahindra, você deve imaginar aquelas caminhonetes compactas que andam pelo centro da cidade, geralmente abarrotadas de mercadorias, e com design de gosto duvidoso. Mas saiba que esses tempos ficaram no passado. Pelo menos é o que a montadora indiana espera por meio do lançamento de seus primeiros carros elétricos da nova família de modelos feita em colaboração com o Grupo Volkswagen. Serão cinco veículos inéditos.
Os cinco carros usam a plataforma Inglo, da própria Mahindra. Entretanto, incorporam componentes da plataforma MEB, do Grupo Volkswagen. Ou seja, eles têm componentes – como, por exemplo, o conjunto elétrico – em comum com a nova Kombi elétrica (ID.Buzz) e com o SUV ID.4. Este último, aliás, virá em breve ao Brasil para o festival de música Rock in Rio, no Rio de Janeiro. Ele deve ser o primeiro da linha de elétricos ID a ter vendas no País.
De volta aos elétricos da Mahindra, são todos SUVs. A promessa é lançar os cinco já nos próximos anos. O primeiro chega até o final de 2024, na Índia. Os demais não tiveram data sinalizada, mas devem estrear antes de 2027. No comunicado, a montadora diz que a nova linha foi projetada no Mahindra Advanced Design Europe, no Reino Unido. O plano é vendê-los sob as marcas XUV e BE, com meta de responder por 30% das vendas de SUVs da empresa.
Poucos detalhes revelados
Sem autonomia ou potências divulgadas, o que se sabe até agora é que os modelos terão baterias com capacidade entre 60 kWh e 80 kWh. Nelas, portanto, há possibilidade de carregamento rápido – 80% em cerca de 30 minutos em estações de alta potência. Informações deduzem que os SUVs terão opções de tração traseira ou integral.
Todos os modelos exibidos são conceituais e apenas assentam as bases dos futuros lançamentos. Por ora, os nomes ficam assim: XUV.e8, XUV.e9, BE.05, BE.07 e BE.09. O primeiro e o penúltimo da lista, contudo, têm o estilo cupê, com teto em diagonal. Apesar do desenho de gosto duvidoso, diversas fabricantes vêm apostando no visual de SUV-cupê.
Na cabine, a Mahindra criou um ambiente simples, mas muito tecnológico. Três grandes telas coloridas de alta resolução ficam dispostas lado a lado no topo do painel, combinando o sistema multimídia com o quadro de instrumentos e demais funções do veículo. Assim, é esperado que o sistema tenha conexão 5G e nível 2 de condução autônoma.
De acordo com a Volkswagen, a parceria proporcionará produção superior a 1 milhão de exemplares. “A parceria não mostra apenas que o nosso negócio de plataformas é altamente competitivo, mas também que a MEB está no caminho certo para se tornar uma das principais bases abertas para mobilidade elétrica”, apontou Thomas Schmall, membro do conselho de administração da Volkswagen. Ele foi presidente da VW do Brasil na última década.