Você está lendo...
Kombi elétrica ID.Buzz vende toda a produção antes chegar às ruas
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Kombi elétrica ID.Buzz vende toda a produção antes chegar às ruas

Volkswagen ID.Buzz esgota primeiras 10.000 unidades que serão entregues em 2022 e mais de 50% dos compradores são da Alemanha e Noruega

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

19 de ago, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Volkswagen
Volkswagen ID.Buzz, a releitura moderna da Kombi, está no Brasil apenas por assinatura e com preço de carros de luxo
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen confirmou que vendeu toda a produção da ID.Buzz, a nova Kombi elétrica, prevista para 2022. Em produção desde o início de junho, a van/furgão da linha de veículos elétricos nem mesmo chegou às ruas, pois só terá entregas a partir de outubro. Entretanto, despertou tanto interesse que já acumula 10 mil pedidos na Europa. A meta da marca para 2024 é vender 120.000 unidades por ano nos mercados europeus e nos Estados Unidos.

Por enquanto, a nova Kombi é produzida apenas na fábrica de Hannover, na Alemanha. Por lá, o modelo parte de 54.430 euros (cerca de R$ 284.000, na conversão direta) na configuração Cargo. Já a van para passageiros começa em 64.581 euros (quase R$ 340.000). Com o aumento da demanda, a marca já estuda produzir a ID.Buzz também nos EUA.

ID.Buzz
Volkswagen/Divulgação

Publicidade


De acordo com o portal Automotive News Europe, a Noruega é o principal comprador da Kombi elétrica. O país reservou nada menos que 30% da produção, com a pré-reserva de 3.400 unidades. Na sequência vem a própria Alemanha, com 2.500 pedidos pela ID.Buzz.

“Isso (os 10.000 pedidos) é impressionante”, disse Lars Krause, chefe de vendas da Volkswagen, em e-mail aos funcionários da fábrica de Hannover. O executivo está surpreso, afinal, projetou o início das entregas do primeiro lote para outubro. Ou seja, a clientela “sequer viu o carro na concessionária, tampouco dirigiu”, conforme explica o executivo.



E tem mais

A Volkswagen prevê produção de 15.000 ID.Buzz até dezembro. Ou seja, terão mais 5.000 unidades até o fim do ano. Já em 2023, a meta aumentar o número para 60.000 exemplares da van elétrica. Ela promete fazer sua primeira aparição no Brasil durante o festival de música Rock in Rio, em setembro – tal como contamos aqui no Jornal do Carro.


Volkswagen
Volkswagen/Divulgação

Para chegar às 120 mil unidades previstas de início, o aumento será gradual. Afinal, só se concretizará a partir de 2024, quando as entregas começam nos EUA. Para quem não se lembra, o ID.Buzz tem motor elétrico de 204 cv e 31,6 mkgf de torque. A autonomia varia entre 423 km e 425 km nas versões de carga e para passageiros, respectivamente.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.