Você está lendo...
Toyota bZ3, o ‘Corolla elétrico’, será feito na China com ajuda da BYD
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Toyota bZ3, o ‘Corolla elétrico’, será feito na China com ajuda da BYD

Apesar de usar a plataforma e-TNGA da Toyota, novo sedã elétrico bZ3 terá motor e baterias fornecidos pela chinesa BYD; estreia será em 2023

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

27 de ago, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota
Toyota bZ3 terá plataforma do irmão bZ4X e componentes de BYD
Crédito:Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/Reprodução

Depois de passar a vender um carro elétrico voltado à motoristas de aplicativo e até peitar a Tesla com o recém-lançado sedã Seal, a BYD prepara mais uma cartada. Agora, a marca chinesa vai ajudar a Toyota a colocar seu segundo carro elétrico no mercado. Trata-se do bZ3. Há quem diga que este pode ser o sucessor do Corolla no futuro.

O três-volumes será produzido na China e, assim, contará com a ajuda da BYD e da FAW para sua fabricação. De acordo com a imprensa internacional, a bateria do bZ3 usa as células LFP da marca de smatphones que pertence à BYD.

Graças às imagens vazadas do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), que exige fotos e informações dos modelos que terão venda futura no mercado local, o visual e algumas informações do bZ3 caíram na internet.

Publicidade


Toyota
Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/Reprodução

Em comparação ao SUV elétrico bZ4X, que já está à venda nos Estados Unidos e mede 4,69 metros de comprimento, o sedã é um pouco maior. O bZ3 tem 4,73 m de para-choques a para-choques e uma distância entre-eixos de 2,88 m, contra 2,86 m no utilitário.

Plataforma da Toyota, motor da BYD

Apesar de ser feito sobre a plataforma e-TNGA, da Toyota, o motor será de uma divisão de powertrain elétrico da BYD. O motivo não foi revelado, mas pode ter relação com os custos e a logística. Ou seja, a marca japonesa precisaria produzir esses componentes no país. E, com as parceiras locais, a japonesa não precisará de nada disso e conseguirá atender à demanda pelo sedã. Afinal, o mercado chinês é o que mais vende carros elétricos no mundo.




Em relação ao desempenho, o Toyota bZ3 gera entre 184 cv e 245 cv. O motor, por sua vez, poderá enviar sua força às rodas traseiras ou às quatro, a depender da versão. A velocidade máxima alcança os 150 km/h. De acordo com os dados, o peso vai de 1.710 kg à 1.835 kg.

Informações sobre autonomia, assim como a capacidade das baterias – com células do tipo Blade, da BYD – continuam em sigilo. Em relação à vendas, acredita-se que o segundo integrante da família bZ chegue às lojas chinesas em breve. A marca considera a exportação aos EUA e Europa, mas isso vai depender do volume de pedidos na China.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.