Você está lendo...
DeLorean é acusada de plágio com releitura da ‘máquina do tempo’
Mercado

DeLorean é acusada de plágio com releitura da ‘máquina do tempo’

Denúncia de roubo de propriedade intelectual aponta que executivos da DeLorean trabalhavam em projeto enquanto ainda atuavam na Karma

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

21 de ago, 2022 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

DeLorean
Cabe lembrar que o retorno da DeLorean teve como marco o planejando de produção do Alpha 5 e outros três elétricos
Crédito:DeLorean/Divulgação

Cinco meses após ressurgir na indústria automobilística, a DeLorean encara uma séria acusação de plágio com seu novo esportivo elétrico Alpha 5. O modelo teve sua revelação em março deste ano como uma releitura moderna do clássico DMC-12, cupê que ficou eternizado no filme De Volta Para o Futuro, como a máquina do tempo do Doutor Brown.

Com visual futurista para a época, o DMC-12 (foto acima) protagonizou a trilogia estrelada pelos astros Michael J Fox e Christopher Lloyd. Assim, continua cultuado no mundo inteiro há quatro décadas. Entretanto, o novíssimo Alpha 5, a despeito da inspiração no clássico da DeLorean, tem projeto alegadamente “roubado” da Karma Automotive.

Desde 2014, a empresa pertence ao grupo chinês Wanxiang. Antes, chamava-se Fisker e fabricava o superesportivo híbrido Karma, com tecnologia avançada para a época. Por sinal, até hoje o modelo é tido como o primeiro supercarro de luxo híbrido plug-in, que recarrega em tomadas.

Publicidade




DeLorean
MÁRCIO FERNANDES/ESTADÃO

Seja como for, tanto a Karma quanto a DeLorean têm sede atualmente na California (Estados Unidos). E terão longa disputa nos tribunais. Isso porque a alegação da Karma envolve quatro dos mais altos executivos da DeLorean. A fabricante de supercarros alega que os fundadores da DeLorean roubaram sua propriedade intelectual. A empresa trabalhava em um novo supercarro baseado no DMC-12.

Entenda

De acordo com o processo, o quarteto liderava um projeto paralelo do DMC-12 enquanto atuavam na Karma Automotive. Dessa forma, teriam entregue informações de projeto para a DeLorean Reimagined, onde ingressaram posteriormente. Eles argumentam que o DeLorean Alpha 5 não tem nada em comum com o projeto – não realizado – da Karma.


De acordo com a mídia internacional, Joost de Vries, CEO da DeLorean, negou qualquer irregularidade. A princípio, ele afirma que o Alpha 5 foi totalmente criado fora da Karma. Ao San Antonio Express News, de Vries declarou que “o potencial projeto Karma/DMC morreu devido à incapacidade da Karma de financiar ou produzir resultados necessários. Isso inclui até mesmo avanço nas negociações com a DMC”.

Para o executivo, “a DeLorean Motors Reimagined visa algo totalmente novo”. “Por isso, não tem relação com o projeto de réplica de baixo volume. Este carro busca linhagem específica e única. Tudo difere, desde o design e engenharia, até a cadeia de suprimentos e fabricação”, defende o executivo.

DeLorean Alpha5
DeLorean/Divulgação

Alpha 5 é releitura futurista

Pode parecer pleonasmo, mas não é exagero dizer que o Alpha 5 é uma releitura futurista do DMC-12. O esportivo elétrico surge com visual bem moderno. Inclusive, traz pequenas lembranças do cupê quadradão do início dos anos 1980. O detalhe mais nostálgico são as portas do tipo asa de gaivota, que se abrem para cima. De resto, exibe formas bojudas.

Por enquanto, o Alpha5 não foi totalmente detalhado. Mas alguns são públicos. O tamanho, por exemplo, é próximo ao do Porsche Taycan, também elétrico. O DeLorean é grande, com 4,99 metros de comprimento, 2,04 m de largura e apenas 1,37 m de altura. Mas o entre-eixos de 2,30 metros parece modesto para os quatro assentos (2+2).

Segundo a DeLorean, um destaque é o coeficiente de arrasto (Cx) de 0,23. Ele certamente ajuda no desempenho. O Alpha5 acelera de zero a 100 km/h em 2,99 segundos – ou seja, abaixo de 3 segundos. Já a velocidade máxima prometida é de 250 km/h. Para o CEO Joos de Vries, “o Alpha5 é para pessoas que amam dirigir”.


A montadora também confirmou as especificações do pacote de baterias. Ele terá capacidade robusta de 100 kWh, o suficiente para fornecer autonomia de até 483 km com a carga completa. Por ora, não há detalhes sobre o carregamento, mas imagina-se que o Alpha5 poderá recarregar em estações de alta potência (150 kW ou mais) em período de tempo curto.

DeLorean/Divulgação

Alpha 5 e mais três conceitos

Logo depois de mostrar seu supercarro elétrico, a DeLorean surgiu com outros três veículos. Em julho, a marca publicou imagens de três protótipos de possíveis modelos para o futuro. Um deles é um SUV com aparência moderna e porte robusto. Há também um crossover e um cupê com linhas aerodinâmicas. Nesse sentido, vale dizer que os três veículos dão continuidade ao DMC-24, um carro-conceito do início dos anos 80 que nunca saiu do papel.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião