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Novo Renault Mégane elétrico roda 450 km e recarrega em 23 minutos
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Novo Renault Mégane elétrico roda 450 km e recarrega em 23 minutos

Após lançar o Kwid E-Tech, Renault mostra novo Mégane elétrico, que vem disputar com Chevrolet Bolt e Nissan Leaf; SUV chega no início de 2023

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

06 de set, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Megane E-Tech
Novo Megane consegue fazer de zero a 100 km/h em 7 segundos
Crédito:Foto/Jady Peroni

Após estrear na Europa, o Renault Mégane E-Tech está oficialmente no Brasil. O SUV movido a baterias apareceu, em primeira mão, durante o evento de mobilidade da marca francesa, chamado de E-Tech 100% Eletric Days, que acontece entre os dias 5 e 7 de setembro. Resgatando o nome do antigo sedã médio que esteve à venda por aqui durante as décadas de 1990 e 2000, o utilitário tem previsão de estreia até junho de 2023. Ele terá um posicionamento acima dos irmãos, Zoe E-Tech e Kwid E-Tech, que acaba de chegar às lojas com preço de R$ 146.990.

Para o mercado brasileiro, o novo Mégane elétrico virá com motor que entrega 220 cv de potência e 30 mkgf de torque. Com ele, a Renault afirma que o SUV acelera de zero a 100 km em 7 segundos, um número excelente para um modelo da categoria. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 160 km/h. Além disso, o SUV elétrico tem um pacote de baterias de 60 kWh, com capacidade de fornecer até 450 km de autonomia. De acordo com a montadora, o SUV consegue recuperar 100 km em apenas 8 minutos em estação de recarga rápida (DC).

Megane E-Tech
Na traseira, as lanternas do novo Mégane são conectadas por uma faixa de iluminação – Foto/Jady Peroni

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Até o momento, a Renault não revelou mais detalhes sobre versões e preços. Contudo, espera-se que ele chegue em versão única, a topo de linha, Iconic. Seja como for, o valor deve ficar acima do Zoe e-Tech, que custa R$ 239.990 atualmente. Nossa aposta é que o Mégane E-Tech virá na faixa dos R$ 300 mil, mais próximo de rivais como Chevrolet Bolt e Nissan Leaf.



Elétrico e moderno

No visual, o Mégane tem design moderno, com muitos ângulos e vincos. Na dianteira, os faróis com iluminação Full LEDs são interligados por uma faixa preta. O novo logotipo da marca fica no centro da grade, que, diferente do Kwid elétrico, não tem o plug do carregador. Já as luzes diurnas descem pelo para-choques, que tem entrada de ar na base. 

Nas laterais, há maçanetas embutidas – no caso das portas, ficam escondidas na coluna “C”. As rodas são de aro 18, mas o destaque fica para a linha de cintura alta e a leve caída na parte posterior do teto. Por sua vez, a traseira traz as lanternas interligadas, mas por um filete de LEDs – tal como no novo Honda HR-V. Logo acima, temos um spoiler.


Foto/Jady Peroni

Vale dizer que a nova geração do Mégane é, a princípio, o primeiro Renault feito na arquitetura modular CMF-EV. A base é fruto da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Em medidas, tem 4,21 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,70 m. No porta-malas, cabem 440 litros.

Interior conectado

Da porta para dentro, a conectividade se destaca. Há um quadro de instrumentos de 12 polegadas e uma central multimídia de 9″, que é levemente curvada para o motorista. Tal como nos carros da Volvo, o sistema operacional Android reúne serviços nativos do Google. E tem espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay. Em relação ao acabamento, o novo Mégane traz a proposta sustentável na cabine. Todos os tecidos são feitos com materiais recicláveis.


Foto/Jady Peroni

No mais, o pacote oferece recursos semiautônomos como controle de cruzeiro adaptativo (controla acelerador e freio) e assistente de permanência em faixa, por exemplo. Som premium Harman Kardon e Park Assist também estão na lista.

Ampliação da gama

Além da estreia nacional do Kwid E-Tech e da apresentação oficial do Mégane E-Tech, a Renault anunciou mais dois modelos elétricos no evento. O primeiro deles é o Master E-Tech, versão do furgão com cerca de 200 km de autonomia. Logo depois, vem a van Kangoo E-Tech. Esta terá motor de 120 cv e autonomia de 300 km. No entanto, o destaque é a nova versão com a porta lateral “Open Sésame”, que elimina a coluna B e abre espaço interno de até 3 metros.


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