Após muita repercussão, a Ferrari finalmente anuncia a data oficial do lançamento do novo SUV Purosangue. A marca do cavalo rampante divulgou hoje (6), um teaser com o dia 13 de setembro estampado. Nele, ainda aparece a silhueta do utilitário esportivo, bem como o som de um ronco de motor que, como antecipado pelo Jornal do Carro, será híbrido. Até o momento, a montadora não revelou dados técnicos, e tampouco os preços e versões. Mas, espera-se que o primeiro SUV da história da fabricante italiana ultrapasse os 800 cv.
No mercado, o SUV superesportivo vai disputar vendas com modelos como, por exemplo, o Lamborghini Urus, que se tornou referência na categoria. Além dele, um rival à altura é o Aston Martin DBX, que chegou ao Brasil com a volta da marca inglesa ao País. Vale dizer, inclusive, que, até pouco tempo atrás, a Ferrari relutava em aceitar a ideia de criar um utilitário, mesmo com o sucesso de modelos como Porsche Cayenne. No entanto, os planos mudaram.
Eletrificado
Para criar o Purosangue, a Ferrari usou como base o cupê GTC4Lusso, com motor central-dianteiro e quatro assentos na configuração 2+2. Ele serviu como uma espécie de “mula de testes”. Isso aconteceu porque o superesportivo tem a mesma configuração de chassi prevista para o novo SUV. Dessa forma, a sua mecânica também deverá equipar o novo modelo, que deve herdar o motor V8 biturbo de 3,9 litros com 610 cv e 77,3 mkgf.
Seja como for, espera-se que o SUV da Ferrari tenha opção híbrida para o motor V8, que, então, passará a 650 cv. Portanto, o Purosangue vai superar os 641 cv do rival Urus. Por fim, a marca confirmou que a versão de topo terá um V12 naturalmente aspirado de até 690 cv e 71 mkgf, que também era do GT4Lusso. No entanto, especulações confirmam uma adaptação no motor que entregaria mais de 800 cv.
Seria uma forma de agradar os fãs mais puristas e, quem sabe, é o som do motor que está presente no vídeo com a frase: “vocês ouviram os rumores, agora ouçam isso”. A transmissão será de dupla embreagem.
Na cola dos rivais
Em fevereiro deste ano, alguns flagras do Purosangue foram feitos em um galpão da fábrica da marca italiana em Maranello. Neles, o SUV aparece com arcos pretos nas caixas de rodas e suspensão claramente mais alta. Os faróis são parecidos com os do supercarro híbrido SF90 Stradale. Já a grade frontal e o para-choques também são diferentes e maiores que nos tradicionais esportivos da marca italiana. Inclusive, a grade fica na parte inferior e parece uma tomada de ar central.
Já a traseira do SUV da Ferrari será musculosa e alta para os padrões da marca. O flagra mostra lanternas circulares duplas em posição elevada e com bastante aço em volta. A tampa é grande e o para-choques traz quatro escapes enormes, bem como um difusor central. Além disso, há fendas logo abaixo das lanternas que deverão ajudar na aerodinâmica.