O nome oficial do ”baby Renegade”, que será o primeiro subcompacto e o primeiro carro 100% elétrico da Jeep, é Avenger. O modelo vai ser lançado na Europa no dia 17 de outubro. Portanto, durante o Salão de Paris, e deve ser vendido também no Brasil. O SUV é bastante parecido com o novo Citroën C3, que acaba de ser lançado no País. As duas marcas, juntamente com Fiat, Peugeot e RAM, entre outras, fazem parte do Grupo Stellantis. No mercado brasileiro, o Avenger deve chegar entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024. Possivelmente, virá em versão híbrida leve com bateria de 48V e motor flexível.
O novo Jeep Avenger tem pouco mais de 4 metros de comprimento, ante aos 3,98 m do novo C3. No visual, o SUV traz estilo mais urbano, com faróis retangulares e luzes de LEDs, bem como grade de sete fendas, marca registrada da Jeep. O modelo estreia na Europa no início de 2023 e já está confirmado para mercados como Japão e Coreia do Sul. Vale dizer que ele será o modelo global de entrada na marca.
Autonomia de 400 km
Até o momento, a Jeep não revelou os dados técnicos do Avenger. No entanto, com o uso da plataforma e-CMP, o mini Jeep também pode receber o conjunto elétrico do Peugeot e-208. O motor do hatch da marca francesa entrega 136 cv de potência e 26,5 mkgf de torque. Assim, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. Já o pacote de baterias tem capacidade de 50 kWh. Como resultado, a autonomia é de até 340 km entre as recargas.
Contudo, é certo que o conjunto vai receber melhorias antes de estrear no Avenger. Afinal, a Jeep promete autonomia de até 400 km para o SUV que vai ser feito na fábrica de Tychy, na Polônia. Além disso, o modelo vai dar origem a SUVs subcompactos da Fiat e da Alfa Romeo.
Versão híbrida
No portfólio, a Jeep deve incorporar versões híbridas com o motor elétrico instalado no eixo traseiro. Essa variante também pode ser uma boa opção para o Brasil. Afinal, a marca iniciou o processo de eletrificação por aqui com o Compass 4xe híbrido plug-in. O SUV médio chegou ao País em abril, mas a marca já confirmou que um segundo modelo do tipo vai ser vendido no mercado brasileiro. Inicialmente, a expectativa é de que seja a versão 4xe do Renegade.
Vale dizer que o Avenger faz parte da nova ofensiva da Jeep, que pretende liderar a venda de SUVs eletrificados no mundo. Para isso, a marca promete apresentar quatro carros 100% elétricos até 2025 na Europa. Conforme a empresa, até 2030 todos os seus veículos oferecidos naquele continente vão ser movidos exclusivamente a eletricidade.
Mais lançamentos
A marca aproveitou para mostrar mais dois modelos globais, com estreia prevista para 2024. Estamos falando do inédito Recon e do novo Wagoneer. Ambos vão chegar primeiro aos Estados Unidos, onde serão apresentados em 2023. Porém, o quarto modelo ainda é um mistério. A Jeep sequer comentou o possível nome ou ano de previsão de lançamento.
Seja como for, o primeiro a chegar aos EUA vai ser o Recon, que terá somente versões elétricas. De acordo com a Jeep, entre os destaques estão os recursos para off-road. O carro vai ter sistema de tração exclusivo, assim como pneus especiais para trilhas, ganchos de reboque, bloqueio de diferencial e proteção sob a carroceria.
Assim como no Wrangler e na picape Gladiator, que acaba de chegar ao Brasil por R$ 499.990, as portas e o para-brisa são removíveis. Ainda não há informações sobre o conjunto propulsor.
Conforme Christian Meunier, CEO da marca Jeep, o Recon consegue atravessar a Rubicon Trail, uma das trilhas off-road mais desafiadoras dos EUA. “Ele chega ao final da trilha com autonomia suficiente para voltar à cidade e recarregar”, diz.
Jeep Wagoneer S
No mesmo período, a Jeep também acrescentar outra opção à família Wagoneer. Maior que o Compass, o utilitário foi batizado de Wagooner S e vai ser posicionado como um SUV premium. Com motor elétrico de 600 cv de potência, pode acelerar de 0 a 96 km/h em 3,5 segundos. Além disso, a autonomia chega a 644 km. Segundo a marca, o SUV também vai ter opção híbrida 4xe, com 500 km de autonomia.
No visual, o SUV vai terá grade dianteira iluminada por LEDs e faróis mais finos, que são conectados de ponta a ponta. Além disso, o nome vem escrito em extenso, tanto no capô quanto na tampa do porta-malas. Destaque para o leve caimento no teto na traseira, que lembra as linhas de cupês. Bem como as lanternas interligadas na parte de trás.