A General Motors revelou nos Estados Unidos imagens e detalhes técnicos do Equinox EV, novo SUV elétrico acessível da Chevrolet. Ele terá duas versões disponíveis, com tração dianteira e integral (AWD). A opção de entrada tem 213 cv de potência e um torque instantâneo de 33,5 mkgf, enquanto o modelo mais caro terá 294 cv e um torque robusto de 47,8 mkgf. Ou seja, será bem mais poderoso que o novo Bolt, lançado neste mês no Brasil. Da mesma forma, o SUV terá autonomia de até 500 km. É um número surpreendente, sobretudo pelo posicionamento do modelo.
Estimativas apontam que o Equinox EV terá preço inicial na faixa de US$ 30 mil, o equivalente a R$ 155 mil na conversão direta e sem taxas. Esse valor é próximo aos dois modelos elétricos mais baratos à venda por aqui, o Renault Kwid E-Tech e o Caoa Chery iCar. De acordo com a GM, o SUV médio movido a baterias vai chegar às lojas norte-americanas no segundo trimestre de 2023. Já no Brasil, o modelo chega em 2024. Vale lembrar que, por aqui, a marca também vai trazer o irmão maior do Equinox, o Blazer EV, bem como a picape Silverado elétrica.
Como é?
O utilitário nascerá da nova plataforma da GM para elétricos, que utiliza a baterias Ultium – desenvolvidas e feitas pela montadora. Em relação ao design, o SUV traz linhas modernas. Na dianteira, por exemplo, o crossover chama atenção pela nova assinatura dos faróis, que conta com uma faixa fina e extensa na horizontal. No centro, há o logotipo da Chevrolet. Logo abaixo, temos a grade fechada que, na versão topo de linha RS, é aberta. Assim, torna o visual mais esportivo.
Na traseira, destaque mais uma vez para a iluminação em LED das lanternas, que são interligadas na horizontal. Na versão de entrada, LT, as rodas são de 19”. Já na versão esportivada, as rodas podem ser de 20” e 21”, com uma pegada mais robusta. Nesta versão, há detalhes em preto brilhante, bem como um design de para-choques mais esportivo.
Por dentro
Na cabine, o Equinox EV segue o visual moderno e conta com muita tecnologia embarcada. A central multimídia, por exemplo, é sensível ao toque e possui 17,7 polegadas. Ela, inclusive, é levemente inclinada para o motorista. Além disso, é possível notar um cluster 100% digital atrás do volante, que tem sistema de aquecimento, assim como os bancos (dianteiros e traseiros).
Segundo a montadora, o SUV médio da Chevrolet vai contar com um espaço interno significativo, podendo receber 5 pessoas com tranquilidade. A capacidade do porta-malas, que pode ser aberto de forma elétrica, também será ampla, podendo comportar 1.614 litros com os bancos traseiros rebatidos.
SUV tecnológico
No Equinox, há um pacote atualizado de recursos de segurança. Entre eles, há, por exemplo, sistema de frenagem automática de emergência, alerta de manutenção e saída de faixa, farol alto adaptativo, assistente de ponto-cego e alerta de colisão frontal. O modelo também conta com assistentes de estacionamento, piloto automático adaptativo e sistema Super Cruise 4 de direção autônoma.
Vale dizer que, ambas as versões do SUV possuem a tecnologia One Pedal Drive. Assim que o motorista tira o pé do acelerador, o carro começa a frear de forma gradativa. Portanto, recupera energia que ajuda a recarregar a bateria do veículo.
Sistema de carregamento
A GM aproveitou para divulgar o período de carregamento do Chevrolet Equinox elétrico. Em um carregador padrão de 11,5 kW, o famoso Wallbox (carregador de parede), o modelo consegue recuperar 54,7 km de autonomia em uma hora. Já no de 19,2 kW, o mesmo período consegue atingir 82 km de carga. Por fim, em um ponto de recarga rápida (DC), de até 150 kWh, o SUV consegue atingir 112 km em apenas 10 minutos.