Você está lendo...
VW Polo 2023 chega com mais tecnologia e preço a partir de R$ 82.990
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Lançamentos

VW Polo 2023 chega com mais tecnologia e preço a partir de R$ 82.990

Linha 2023 do VW Polo vem com faróis de LEDs e quadro de instrumentos digital; hatch mantém motor 1.0 MPI flex e estreia novo 170 TSI turbo

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

19 de set, 2022 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Polo 2023
Polo tem opções de motor MSI ou TSI e quatro versões de acabamento
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Após diversos flagras e muita especulação, eis o novo Polo. A Volkswagen apresentou a linha 2023 do hatch nesta segunda-feira (19) e divulgou seus preços, conteúdos e versões. O compacto agora parte de R$ 82.990 na configuração de entrada MPI (confira a gama completa abaixo). Sobre a versão de entrada Track, que substituirá o Gol como modelo de entrada da marca, no entanto, a fabricante preferiu não se manifestar por ora.

Conforme noticiou o Jornal do Carro, ainda não é desta vez que o hatch seguirá os passos do irmão europeu. Apesar da nova cara, o facelift deixa de lado a traseira ao estilo do Golf 8, que conta com lanternas que invadem a tampa do porta-malas. Na reestilização, o conjunto se mantém o mesmo de 2017, ganhando apenas rearranjo das luzes no interior da peça. O para-choque, por sua vez, é novo, bem como o difusor. A iluminação agora usa LEDs.

Polo
Volkswagen/Divulgação

Publicidade


Dessa forma, o VW Polo passa a ser o único do segmento com faróis de LEDs desde a versão de entrada. A peça, inclusive, reúne farol alto, baixo, e sinalização diurna, com luzes de posição e direcional.

No mais, a dianteira tem o novo para-choques com entradas de ar maiores e grade dianteira redesenhada (está mais fina). Outro detalhe é o logotipo da Volkswagen. Agora, o Polo segue os passos dos modelos mais recentes e traz o novo escudo. Por fim, a cor vermelha Sunset – disponível no Nivus e no T-Cross – entra para a paleta de cores.

Polo
Volkswagen/Divulgação

Por dentro do Polo 2023

Assim como as mudanças feitas do lado de fora, o interior do Polo não muda muito, mas tem novidades. O hatch herda do irmão Nivus o volante e os comandos do ar-condicionado, que são sensíveis ao toque. A central multimídia VW Play, com tela de 10″, agora tem chip de internet. Outra evolução é acabamento com tecido nas portas e peças macias. Além disso, o Polo 2023 tem quadro de instrumentos digital de 8″ nas versões de entrada, e de 10,25″ na topo de linha.

Inéditos também são os bancos esportivos, inteiriços e inspirados na linha GTS. No mais, o Polo tem carregamento de celular por indução e duas saídas USB, do tipo C, para os passageiros traseiros.

Volkswagen/Divulgação

Mais tecnologia

De acordo com a Volkswagen, a multimídia tem funções extras. Há quatro novos Apps. Destaque para o Abasteça Consciente, que incentiva o uso do etanol, calculando emissões e consumo. O My Turner, por exemplo, tem todos os canais de rádio do mundo. Da mesma forma, o Meu VW Connect pode mostrar informações atualizadas do veículo no smartphone. Dentre elas quilometragem total, nível de combustível, consumo médio e dados de viagens.

Por fim, equipamentos como quatro airbags, bloqueio eletrônico do diferencial, controle de pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão já vêm de série desde a versão de entrada MSI.

Motores

O novo VW Polo vem com o motor MPI na versão de entrada. O 1.0 flex aspirado rende 77 cv (gasolina) e 84 cv (etanol) e tem 10,3 mkgf de toque máximo. O câmbio é manual de 5 marchas. Até então, a expectativa era de que o hatch fosse aposentar essa opção, deixando o motor 1.0 de três cilindros para o Polo Track.


Já a versão TSI traz o 1.0 turbo que era do Up!, com 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol. Este também é acoplado ao câmbio manual de 5 marchas. Nas versões Comfortline e Highline, o motor vem acoplado ao câmbio automático de 6 marchas. Aqui, seja qual for a transmissão e o combustível no tanque, o torque é sempre de 16,8 mkgf.

Vale lembrar que, antes, as versões Comfortline e Highline traziam o motor 1.0 turbo flex 200 TSI. Ou seja, ao contrário do novo 170 TSI, ele gerava 128 cv e 20,4 mkgf.



Vale salientar que, conforme noticiou o Jornal do Carro, de acordo com os números fornecidos pelo Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBVE), o novo Polo promete grande economia no motor 170 TSI. Os números ficam assim: 9,6 km/l (cidade/etanol); 11,6 km/l (estrada/etanol); 13,8 km/l (cidade/gasolina) e 16,5 km/l (estrada/gasolina). Tais resultados garantem Nota A de consumo na categoria, e nota B no ranking geral.


Preços e versões do novo VW Polo 2023:

MPI – R$ 82.990
TSI – R$ 92.990
Comfortline – R$ 102.990
Highline – R$ 109.990

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião