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Novo supercarro chinês Aion Hyper SSR vai de zero a 100 km/h em 1,9 segundo
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Novo supercarro chinês Aion Hyper SSR vai de zero a 100 km/h em 1,9 segundo

Superesportivo da marca do grupo GAC começa a ser entregue no fim de 2023 em duas versões de acabamento e com preços que rondam R$ 1 milhão

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

18 de set, 2022 · 3 minutos de leitura.

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Modelo tem portas que abrem para cima e luzes de LEDs no conjunto óptico
Crédito:GAC/Divulgação

A Aion não é conhecida no Brasil. A jovem marca chinesa tem apenas quatro anos no mercado, sob o comando do grupo GAC (Guangzhou Auto Corporation). Mas, nesta semana, a fabricante chamou a atenção ao apresentar seu hipercarro elétrico, o Hyper SSR. O modelo, segundo a empresa, é capaz de acelerar de zero até os 100 km/h em menos de 2 segundos. Ou, precisamente, em 1,9 segundo. Dessa forma, um feito inédito para um carro chinês.

GAC/Divulgação

Entretanto, o GAC Aion Hyper SSR é um protótipo feito sobre o conceito Enpulse Concept, de 2020. Tem 4,54 metros de comprimento e quase 2 metros de largura. As dimensões têm semelhança, por exemplo, com o Ferrari 296 GTB (4,56 m/1,96 m), que chega em dezembro ao Brasil.

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GAC/Divulgação

Com carroceria totalmente feita em fibra de carbono, o superesportivo de dois lugares – e com portas que abrem para cima – foi capaz de cravar praticamente a mesma aceleração 0-100 km/h do norte-americano Tesla Model S Plaid, então carro mais rápido do mundo.

Duas configurações

Isso acontece graças aos quatro motores elétricos com 1.225 cv de potência total. Por exemplo, o Tesla Model S Plaid tem 1.034 cv. No chinês, o torque chega a absurdos 1.223,2 mkgf. Os números são impressionantes, mas correspondem à configuração topo de linha Ultimate. Na básica, com tração traseira, o zero a 100 km/h é feito em 2,3 s. Ainda assim, muito rápido.


GAC/Divulgação

Por dentro, o superesportivo chinês tem volante retangular e quadro de instrumentos com 8,8″. Mas o destaque vai para a tela central com sistema multimídia e 14,6″. Como é de se esperar, o painel é bem minimalista e aposta na ausência de botões, com visual mais limpo.

O preço inicial do Aion Hyper SSR é de US$ 184 mil (R$ 971 mil, na conversão direta). Já a configuração Ultimate passa de R$ 1,27 milhão – ou seja, não sai por menos de US$ 241 mil. As entregas na China começam no fim de 2023.




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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.