Nos Estados Unidos, a Ford F-150 é o veículo mais vendido do País há décadas. No Brasil, a Fiat Strada tomou o lugar de modelos populares, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e até o veterano VW Gol. Isso prova que o segmento está em alta em vários mercados. E a Toyota pode estar de olho nisso, com o lançamento de uma picape intermediária.
A marca japonesa registrou o nome Stout no Instituto Nacional de Propriedade Industrial da Argentina. Trata-se do mesmo nome da picape compacta que antecedeu a Hilux no mercado local. Foram três gerações entre os anos de 1954 e 2000. Assim, crescem os rumores de que a Toyota planeja criar uma picape menor para a Hilux.
Nesse sentido, o único passo dado até então foi o registro do nome. Contudo, o documento serve apenas para resguardar os direitos sobre a denominação Stout. Ou seja, não deixa explícito que há um lançamento a caminho.
Plataforma de Corolla
Caso as suspeitas se concretizem, a nova picape pode surgir sobre a plataforma modular TNGA. Ou seja, a mesma base do sedã Corolla e dos SUVs Corolla Cross e RAV4. Caso isso aconteça, certamente a Stout terá conjunto mecânico híbrido. Assim, o modelo será interessante não só para os mercados argentino e brasileiro, mas também para os EUA.
Lá, a Toyota Stout disputaria vendas com Hyundai Santa Cruz e Ford Maverick, por exemplo. Vale lembrar que a Stellantis está considerando entrar nessa disputa com uma versão da Fiat Toro, porém com logotipo da marca RAM. O segmento é um dos que mais cresce atualmente.
Para o Brasil, entretanto, não há indícios de que a Toyota tenha interesse em lançar outra picape, ao menos por ora. Afinal, a Hilux é líder absoluta entre as picapes médias. Pelos números recentes de emplacamentos, a Toyota Hilux já vendeu quase 30 mil unidades desde janeiro. Ou seja, supera a soma dos emplacamentos de Chevrolet S10 e Mitsubishi L200 Triton, que ocupam atualmente o segundo e terceiro lugares no ranking da categoria.