A BMW começa a vender no Brasil o novo Série 3 com a reestilização feita há um mês na Europa. O sedã, que é o carro de luxo mais vendido do Brasil em 2022, inclusive já chega com produção na fábrica de Araquari, em Santa Catarina. Pela novidade, marca alemã pede entre R$ 307.950 e R$ 347.950.
Em relação ao design, muda pouco. A princípio, apenas retrabalho nos faróis e na grade dianteira. O time também deu uma mexida no para-choques, agora com novas entradas de ar. Na parte de trás, mais retoques. Tem novas lanternas e detalhes no para-choques.
Pulando para o lado de dentro, o Série 3 se destaca pelo BMW Live Cockpit Professional. Basicamente, como no SUV elétrico IX, duas telas curvas reunidas em uma mesma peça. Enquanto o quadro de instrumentos tem 12,3″, a central multimídia mede 14,9″.
No mais, o sedã se destaca pela boa lista de equipamentos. Tem ar-condicionado automático e digital com três zonas, faróis adaptativos e iluminados por LEDs e chave presencial. Há ainda assistentes de manobras, de estacionamento e de direção. Este último reúne, por exemplo, alertas visuais e sonoros, condições de tráfego cruzado, mudanças involuntárias de faixa, entre outros recursos.
O BMW ConnectedDrive fornece serviços como chamada de emergência, aviso de manutenção, bem como navegação com informações de trânsito em tempo real. Remotamente, pelo app My BMW, dá para trancar e destrancar as portas, buzinar, assim como enviar destinos ao sistema de navegação.
Motor não muda
Para se mover, as três versões do novo BMW Série 3 nacional (320i GP, Sport GP e M Sport) contam com o conhecido motor TwinPower 2.0 turbo com quatro cilindros. O propulsor gera potência de 184 cv e 30,6 mkgf. Para ajudar, atua o câmbio automático de 8 marchas. De acordo com a BMW, são 7,1 segundos para que o carro acelerar de zero aos 100 km/h. Atinge 235 km/h de velocidade máxima. A tração, como manda a tradição, é traseira.