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Os carros com os piores consumos segundo o Inmetro em 2022
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Os carros com os piores consumos segundo o Inmetro em 2022

Novos Jeep Gladiator e RAM Classic estão entre os carros com as piores notas de consumo do Inmetro; lista foi atualizada com lançamentos

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

10 de out, 2022 · 7 minutos de leitura.

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Inmetro piores consumos
Selo do Conpet traz os dados de consumo de todos os carros novos à venda no Brasil
Crédito:Dida Sampaio/Estadão

O Inmetro atualizou a tabela do Programa de Etiquetagem Veicular (PBVE) com os últimos lançamentos. E dois deles chamaram atenção de forma negativa. A picape Jeep Gladiator e a novíssima RAM Classic receberam notas D e E na aferição, com médias de consumo muito ruins tanto na cidade quanto na estrada.

Irmã gêmea do Wrangler, a Gladiator traz o motor 3.6 V6 a gasolina. Assim, gera 284 cv de potência e 35,4 mkgf de torque. O modelo, recheado de sistemas off-road, pesa 2.261 kg. Aqui no Brasil, a picape da Jeep chegou pelo valor de R$ 499.990 e, embora o foco seja o 4×4 e não o consumo, ela faz números significativamente baixos. Na cidade, por exemplo, apresentou média de 6,5 km/l. Além disso, na estrada, faz 7,4 km/l.

Jeep
Jeep/Divulgação

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Por outro lado, a RAM Classic teve um desempenho ainda pior. A picape grande feita no México veio com preço competitivo para o mercado brasileiro. Assim, mesmo maior, disputa vendas com modelos como Toyota Hilux e VW Amarok, com preços a partir de R$ 349.990. Na lista do Inmetro, a picape marcou 5,2 km/l (c) e 6,4 km/l (e).

Supercarros desapontam no consumo

No levantamento do Inmetro, um dos piores desempenhos de consumo é do Lamborghini Urus. O supercarro vem com um motor V8 4.0 biturbo a gasolina. Portanto, entrega um total de 666 cv e 86,7 mkgf de torque. O SUV esportivo fez 4,9 km/l (c) e 6,9 km/l (e). Além dele, há o recém-lançado Porsche Cayenne Turbo GT, versão do SUV que mais se aproxima de um carro de corrida. De acordo com o Inmetro, faz médias de 5,7 km/l (c) e 7,4 km/l (e).



A lista dos carros mais “beberrões” tem também o Toyota SW4 com motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 mkgf de torque. O SUV faz 9,8 km/l (c) e 11,2 km/l (e). Em seguida, cabe mencionar a minivan de luxo Kia Carnival. Com seu motor 3.5 V6 a gasolina faz 7,1 km/l (c) e 9,7 km/l (e).


Veja os modelos com piores consumos:

Jeep Gladiator

consumo inmetro
  • Motor 3.6 a gasolina
  • Consumo: 6,5 km/l (c) e 7,4 km/l (e)
  • Nota D

RAM Classic

RAM Classic
Divulgação/RAM
  • Motor 5.7 a gasolina
  • Consumo: 5,2 km/l (c) e 6,4 km/l (e)
  • Nota E

Audi RS 6 Avant

  • Motor
  • Consumo: 5,4 km/l (c) e 7,2 km/l (e)
  • Nota E

Kia Carnival SX

Kia Carnival
Kia/Divulgação

  • Motor 3.5 a gasolina
  • Consumo: 7,1 km/l (c) e 9,7 km/l (e)
  • Nota D

Lamborghini Urus

Lamborghini Urus 2023 inmetro
Divulgação/Lamborghini
  • Motor 4.0 biturbo a gasolina
  • Consumo: 4,9 km/l (c) e 6,9 km/l (e)
  • Nota E

BMW X6

consumo INMETRO
Divulgação/BMW
  • Motor 3.0 a gasolina
  • Consumo: 5,9 km/l (c) e 7,3 km/l (e)
  • Nota E

Jaguar F-Pace SVR


  • Motor 5.0 V8
  • Consumo: 5,6 km/l (c) e 8,4 km/l (e)
  • Nota E

Porsche Cayenne GT

Porsche Cayenne Turbo GT
Divulgação/Porsche
  • Motor 4.0 V8 biturbo
  • Consumo: 5,7 km/l (c) e 7,4 km/l (e)
  • Nota E

Land Rover Discovery Sport

land rover
Divulgação/Land Rover
  • Motor 2.0 turbo a gasolina
  • Consumo: 7,0 km/l (c) e 8,6 km/l (e)
  • Nota D

Toyota SW4

Toyota SW4
Divulgação/Toyota

  • Motor 2.8 turbodiesel
  • Consumo: 9,8 km/l (c) e 11,2 km/l (e)
  • Nota D

O que é o PBVE?

O PBVE classifica os veículos à venda no Brasil com base na eficiência energética. Então, fornece dados sobre consumo de combustível (cidade/estrada) e emissões. Os ensaios são feitos em laboratório pelo Inmetro com índices de correção. Dessa forma, os veículos recebem etiquetas, que são fixadas nos para-brisas e trazem a classificação geral e por categoria. Assim, as notas variam de “A”, para os carros mais eficientes, para “E”, que indica os mais beberrões.

Na lista atualizada de 2022, são 33 fabricantes e 743 modelos e versões aferidos. O Inmetro, portanto, separa os veículos por diferentes tipos de motor. Ou seja, divide nas categorias “Elétricos” (59 modelos), “Plug-in” (45), “Híbridos” (145), “Flex” (273), “Gasolina” (258) e “Diesel” (154). Além disso, tem subcategorias, como “Subcompacto”, “Compacto” e “Médio”.

Metodologia

Assim como ocorre desde 1984 com os eletrodomésticos, como, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e fogões, os veículos passam por ensaios em laboratório acreditados pelo Inmetro. Para obter o certificado, são submetidos, assim, a um teste em pista e medição de consumo em laboratório. Esta segue as normas da ABNT NBR 7024 e, dessa forma, cumpre ciclos de condução nos padrões urbano e rodoviário. Além disso, utiliza combustíveis de referência.


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