Assim como no desenho animado Os Jetsons, o carro voador está virando realidade. A mais recente prova disso é o Xpeng X2. Nesta semana, o modelo fez o primeiro voo em local público (veja o vídeo abaixo). A ação faz parte da estratégia de lançamento do veículo elétrico chinês. Segundo a fabricante, o objetivo é vendê-lo em vários países.
Portanto, o sobrevoou na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, faz todo sentido. Assim como a escolha do evento onde ocorreu a apresentação. Ou seja, a feira de inovação e tecnologia Gitex Global 2022. De acordo com a empresa, 150 convidados puderam ver de perto o Xpeng X2 em ação. Para viabilizar a ação, a empresa precisou de uma autorização especial da agência de aviação civil de Dubai.
Assim como os drones, o carro voador da Xpeng é um eVTOL. Ou seja, um veículo elétrico que decola e pousa verticalmente. Portanto, de baixo para cima e vice-versa, em linha reta. No total, há oito motores para movimentar as hélices. Assim, em cada canto do veículo há dois motores.
Carro voador brasileiro chega em 2026
De acordo com a fabricante, há dois modos de pilotagem: automático e manual. Porém, por questão de segurança o voo realizado em Dubai, com duração de cerca de 90 minutos, não foi tripulado. Entretanto, a empresa informa que o Xpeng X2 pode levar até duas pessoas.
Conforme a companhia chinesa, a ideia é que o veículo percorra trajetos curtos. Portanto, ele vai voar em baixa altitude em metrópoles e megalópoles. Embora não tenha revelado quando o carro elétrico deverá entrar em operação comercial, a Xpeng informa que o modelo também vai ser usado para o transporte de medicamentos e em voos turísticos.
Seja como for, há várias outras companhias apostando no carro elétrico. A Renault, por exemplo, é uma das que têm projetos do tipo. No Brasil, a EVE, subsidiária da Embraer, estima que seu eVTOL deve entrar em operação em 2026.