Você está lendo...
Peugeot terá scooter elétrico com bateria removível no Salão de Paris
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Peugeot terá scooter elétrico com bateria removível no Salão de Paris

Peugeot vai atacar mercado de motos elétricas com o scooter e-Streetzone, que tem 112 km de autonomia e será apresentado no Salão de Paris

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14 de out, 2022 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Peugeot scooter e-Streetzone
Peugeot e-Streetzone chegará às lojas da marca na Europa já no ano que vem
Crédito:Peugeot/Divulgação

A Peugeot nunca vendeu motos no Brasil, mas, na Europa, a marca do leão já comercializa scooters há décadas. Começou em 1950 e continuou nos anos 1990 e 2000. Agora, o mercado pede modelos livres de emissões e, assim, a francesa lançará a elétrica e-Streetzone. A apresentação será no Salão de Paris, na França, que abre ao público nesta segunda-feira (17).

Feito sobre a versão o modelo Streetzone com motor a combustão, o destaque do scooter elétrico são as duas baterias removíveis. Com elas, dá para rodar até 112 km, informa a marca. Mas isso no modo “Eco”. Por ora, a Peugeot ainda não divulgou demais detalhes.

Peugeot
Peugeot/Divulgação

Publicidade


Cabe explicar que o alcance pode ser reduzido para 50 km (com apenas uma bateria) e, assim, abrir mais espaço no compartimento de carga. Afinal, ambas as baterias ficam sob o assento.

Visualmente, o Peugeot e-Streetzone – que chegará às ruas em 2023 – tem farol dianteiro em formato de “V” e porta-capacete sob o assento. O quadro de instrumentos digital tem conexão com smartphones. Ademais, especulações apontam que haverá compatibilidade com o App Free2Move eSolutions. Nele, há possibilidade de ajustar as rotas de acordo com a localização dos pontos de recarga.

Na Europa, a Peugeot comercializa atualmente o scooter elétrico e-Ludix por 2.820 euros, algo como R$ 14.500 na conversão direta. Ou seja, o novo modelo deve ser posicionado mais acima, com preço a partir de 3 mil euros (cerca de R$ 15,3 mil).




O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.