Você está lendo...
Aceleramos o Audi Q5 TFSIe, primeiro híbrido plug-in da marca no Brasil
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Lançamentos

Aceleramos o Audi Q5 TFSIe, primeiro híbrido plug-in da marca no Brasil

SUV da Audi combina motores 2.0 a gasolina e elétrico para gerar 367 cv de potência; modo elétrico tem autonomia de até 62 km, veja o preço

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

14 de out, 2022 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

Audi Q5TSIe
Audi Q5 híbrido plug-in já vendeu 258 das 297 unidades disponíveis no País
Crédito:Audi/Divulgação

A eletrificação virou uma exigência dos clientes de carros de luxo. E, recentemente, a Audi lançou sua principal aposta para o mercado eletrificado no Brasil, o Q5 TFSIe. Trata-se do primeiro híbrido plug-in da marca das quatro argolas. De acordo com a montadora, o modelo praticamente já esgotou o primeiro lote após quase três meses da abertura das vendas. Assim, emplacou 258 das 297 unidades disponíveis no País. Por aqui, o utilitário chegou em duas opções de carroceira, a SUV e a Sportback (SUV cupê). Com isso, conta com quatro versões de acabamento, que tem preços a partir de R$ 435.990 e chegam a mais de meio milhão.

Feito no México, o SUV inaugurou a nova família de motores híbridos plug-in (PHEV) da Audi. Ele é equipado com o 2.0 TFSI a combustão, que produz 252 cv de potência e 37,7 mkgf de torque, e atua em conjunto com um propulsor elétrico de 143 cv e 35,6 mkgf. Combinados, geram 367 cv e 50,9 mkgf de torque. A transmissão é a S tronic de sete velocidades. Assim, o Q5 acelera de zero a 100 km/h em 5,3 segundos. A velocidade máxima é de 210 km/h.

Audi Q5 TSIe
Divulgação/Audi

Publicidade


A bateria, por sua vez, é de 17,9 kWh. Em modo 100% elétrico, a autonomia é de 56 a 62 km, de acordo com o ciclo WLTP. Já a velocidade máxima é de 135 km/h. O sistema pode ser carregado por tomadas domésticas ou no Wallbox e estações de carregamento rápido. O SUV híbrido, inclusive, vem com um carregador de 7,2 kW.

Veja os preços:

  • SUV PHEV Performance: R$ 447.990
  • SUV PHEV Performance Black: R$ 472.990
  • Sportback PHEV Performance: R$ 477.990
  • Sportback PHEV Performance Black: R$ 502.990


Experiência ao volante

O Jornal do Carro acelerou a versão topo de linha Perfomance Black Sportback. No geral, a condução é bastante dinâmica. O carro conta com quatro modos de direção: dynamic, confortável, econômico e off-road. Na maior parte do trajeto (de ciclo misto), rodamos com o modo dynamic em ação, que traz uma agilidade maior ao carro. Assim, o Q5 apresenta boa resposta nas retomadas e na aceleração. E mostrou-se firme em curvas, bem como estável em alta velocidade.

Divulgação/Audi

Vale mencionar que é possível conduzir o carro em quatro sistemas de operação diferentes. Os dois primeiros são os modos híbrido e o 100% elétrico – que é o padrão quando o veículo é ligado, já que o carro prioriza o motor alimentado por bateria. Em seguida vem o Battery Hold, que poupa a bateria utilizando apenas o motor a combustão. Por fim, tem o Charge, que aumenta a quantidade de energia na bateria.

Como é de se esperar, há também modos de regeneração da bateria. Quando o motorista retira o pé do acelerador, o sistema pode recuperar até 25 kW. Já na frenagem, quando o condutor pressiona o pedal, o conjunto consegue recuperar até 80 kW da energia.

Divulgação/Audi

O Audi Q5 TFSIe conta com a tração Quattro da marca, que promete auxiliar em todos os tipos de terreno. O sistema distribuí a potência e o torque para todas as rodas. No entanto, o carro utiliza principalmente a tração dianteira, para priorizar a eficiência. Assim, o eixo traseiro é acionado só quando necessário. A suspensão é independente Multilink.

Design elegante

O Q5 traz um visual moderno, mas não muda muito em relação à geração anterior (apenas a combustão). Seja como for, vem recheado de tecnologia. Mesmo na variante Perfomance, de entrada, o SUV já conta com os faróis Full LEDs matriciais, que são separados pela grade octogonal ampla. Eles ainda trazem facho alto automático e antiosfucamento. Com isso, evita-se ofuscar os motoristas que vêm em sentido contrário ou que estejam logo à frente.

Audi Q5 TSIe
Divulgação/Audi

Na parte de trás, as lanternas contam com tecnologia OLED de efeito tridimensional. Inclusive, na versão Sportback o que mais chama atenção é o visual da traseira. A forma inspirada em cupês acompanha o estilo visto no BMW X4 e no Mercedes-Benz GLC, com uma queda do teto em diagonal a partir da coluna central. No entanto, o porta-malas é 10 litros menor que a versão convencional. São 455 litros ante os 465 litros do SUV. As rodas são de 19″.

Cabine sofisticada

A cabine é sofisticada e tem muitas molduras com acabamento preto brilhante. O destaque é a central multimídia flutuante MMI touch com 10,25 polegadas. Ela reúne diversas funções do veículo, bem como possui conexão para Android Auto e Apple CarPlay. Entre os equipamentos, há ar-condicionado automático de três zonas, carregador de smartphone por indução e Head-Up display. Alguns comandos são sensíveis ao toque, mas há botões na parte inferior do painel, onde é possível fazer trocas dos modos de condução, por exemplo.

Divulgação/Audi

Vale ressaltar que o painel de instrumentos tem uma tela de 12,3 polegadas. Mas, no lugar do conta-giros, mostra informações do funcionamento do carro e, principalmente, quando muda a ação do motor. Ainda a bordo, os bancos dianteiros têm ajuste elétrico e memória. Já atrás tem ar-condicionado com ajustes (terceira zona) e duas entradas USB.

Tecnologia de sobra

Em termos de recursos de auxílio ao motorista, o Audi Q5 TFSIe conta com diversas tecnologias como, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e tráfego cruzado (que avisa quando um carro está próximo da traseira).

Divulgação/Audi

Outro importante recurso é o Audi Side Assist. Uma luz amarela nos retrovisores se acende quando há algum veículo no ponto cego. Por fim, tem o Exit Warning (ou alerta de desembarque), que pisca uma luz para os ocupantes e sinaliza que outro veículo se aproxima.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.