Você está lendo...
Jeep Avenger: primeiro SUV elétrico da marca estreia no Salão de Paris
Mercado

Jeep Avenger: primeiro SUV elétrico da marca estreia no Salão de Paris

Novo Jeep Avenger será o SUV de entrada da marca e contará com motor elétrico; no Brasil, modelo terá versão híbrida leve flex de 48 volts

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

14 de out, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Jeep Avenger
Novo Jeep Avenger será menor que Renegade e o primeiro 100% elétrico da marca
Crédito:Divulgação/Jeep

A Jeep confirmou que vai lançar o seu primeiro SUV 100% elétrico no Salão de Paris. A feira francesa retorna na próxima segunda-feira, dia 17 de outubro, após quatro anos. Trata-se do Avenger, utilitário pequeno chamado de “baby Renegade” desde os primeiros flagras. A revelação ficará a cargo do CEO da Jeep, Christian Meunier, no estande da marca. Em seguida, os clientes europeus já poderão fazer a reserva do novo Avenger com exclusividade.

Tal como contamos pelo Jornal do Carro, o SUV é bastante parecido com o novo Citroën C3, que acaba de chegar ao Brasil. As duas marcas, junto com Fiat, Peugeot e RAM, entre outras, fazem parte do grupo Stellantis. No mercado brasileiro, o Avenger deve chegar entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024. No entanto, em vez de elétrico, o SUV virá em versão híbrida leve com sistema de 48V e motor flex, em desenvolvimento pela montadora.  

Jeep Avenger
“Mini Jeep” terá 4 m de comprimento – Divulgação/Jeep

Publicidade


Autonomia de 400 km

Até o momento, a Jeep não revelou os dados técnicos do Avenger. No entanto, com o uso da plataforma e-CMP, o mini Jeep pode receber o conjunto elétrico do Peugeot e-208. O motor do hatch da marca francesa entrega 136 cv de potência e 26,5 mkgf de torque. Assim, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. Já o pacote de baterias tem capacidade de 50 kWh. Como resultado, a autonomia é de até 340 km entre as recargas.

No entanto, é certo que o conjunto vai receber melhorias antes de estrear no SUV que vai agradar os fãs da Marvel. Afinal, a Jeep promete autonomia de até 400 km para o utilitário que vai ser feito na fábrica de Tychy, na Polônia. O modelo vai se juntar à linha europeia da Jeep já eletrificada, que conta com versões 4xe do Wrangler, Compass e Renegade. No Brasil, até o momento, a marca de SUVs trouxe apenas o Compass híbrido da linha. Além disso, a marca aproveita para anunciar o lançamento de outros veículos, como a versão 4xe do novo Grand Cherokee.

Jeep Avenger será feito sob a plataforma e-CMP – Divulgação/Jeep

Visual urbano

O Avenger tem pouco mais de 4 metros de comprimento, ante aos 3,98 m do novo C3.  No visual, o SUV traz estilo mais urbano, com faróis retangulares e luzes de LEDs, bem como grade de sete fendas, marca registrada da Jeep. Além disso, promete um interior moderno com muita tecnologia e espaço para pessoas e carga. O modelo, inclusive, já está confirmado para mercados como Japão e Coreia do Sul. Vale dizer que ele será o modelo global de entrada na marca.



”O novo Jeep Avenger lidera a introdução de um portfólio de novos Jeep BEVs na Europa. Ele oferece a capacidade da marca Jeep que é dimensionada para o mercado e, durante sua apresentação no Paris Motor Show, mostraremos por que é uma ótima alternativa totalmente elétrica da marca Jeep para os atuais players do segmento. O Jeep Avenger é um marco para nossos planos de crescimento nos principais mercados europeus, como a França, e em nosso caminho para nos tornarmos a marca líder de SUV de emissão zero no mundo”, disse Meunier.

Jeep
Recon chegará aos Estados Unidos em 2024 – Divulgação/Jeep

Frota eletrificada na Europa

O lançamento do Avenger elétrico faz parte da estratégia da Jeep de mobilidade. De acordo com a marca, o plano é apresentar quatro veículos de emissão zero na Europa até 2025. Entre eles está, por exemplo, o Recon e o Wagoneer S – SUV maior que o Compass – que competirão no mercado global. Como resultado, a montadora espera oferecer apenas modelos eletrificados nos mercados da Europa, bem como vender apenas carros 100% elétricos até 2030.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião