A Polestar é uma marca de veículos que surgiu como uma divisão de esportivos da Volvo. Atualmente, as duas pertencem à chinesa Geely e focam o mesmo tipo de produto: SUVs elétricos. Como resultado, o Polestar 3, que deve estrear no fim de 2023, utiliza a mesma plataforma do Volvo EX90. A apresentação do futuro modelo da Volvo vai ser em novembro.
Com tração nas quatro rodas, o Polestar 3 tem dois motores elétricos, um em cada eixo. Segundo a marca, as bateria de íons de lítio têm capacidade de 111 kWh. Além disso, geram juntos o equivalente a 489 cv de potência e 85,6 mkgf de torque. Como resultado, a aceleração de 0 a 100 km/h deve ficar em torno dos 5 segundos.
Porém, os números podem ser ainda melhores. Com o Power Pack, são 517 cv e 92,7 mkgf, que garantem o 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Nesse caso, em vez das rodas de liga leve de 21 polegadas há o conjunto de 22″. A velocidade máxima de ambos vai ser de cerca de 200 km/h.
Polestar 3 devolve eletricidade à rede
De acordo com a Polestar, o modelo 3 terá autonomia de 610 km, segundo o ciclo europeu WLTP. Além disso, o SUV trará sistema bidirecional de energia. Assim, a eletricidade armazena nas baterias vai pode voltar à rede. O sistema é parecido com o oferecido no Nissan Leaf.
Além disso, o Polestar 3 tem sistemas semiautônomos de condução e ampla listas de equipamentos. Assim, com a ajuda de câmeras, sensores e radares, o modelo consegue “saber” tudo o que acontece no entorno. Da mesma forma, há dispositivos na cabine que evitam o risco de objetos, por exemplo. Bem como de crianças.
Dentre os equipamentos há câmeras com visão de 360°, head-up display, que projeta os dados do carro no para-brisa, maçanetas retráteis e teto de vidro. No pacote dinâmico há sistema de vetorização de torque, que distribui a força automaticamente, e suspensão com amortecedores adaptativos. De acordo com a Polestar, o modelo pesa 2.584 kg.
Na cabine, quase não há botões físicos
No visual, a dianteira do SUV se destaca pelos faróis de LEDs em formato de “T”. Além disso, como os dois motores são elétricos, não há grade para ventilação. Atrás, as lanternas são unidas por uma barra de LEDs na horizontal.
Assim como ocorro nos modelos da Volvo, na cabine chama a atenção o sistema de entretenimento. Nesse caso, a tela de 14,5 polegadas concentra vários ajustes de funções do carro por meio de toques. De acordo com a marca, não há botões físicos. O quadro de instrumentos é uma tela de 9″.
Conforme a fabricante, houve uma grande preocupação com a origem dos materiais utilizados nos revestimentos. Assim, o que reveste os bancos tem certificação de bem-estar animal. Da mesma forma, é possível rastrear a lã dos acabamentos.
O Polestar 3 vai ser produzido na fábrica da Volvo em Chengdu, na China), a partir de meados de 2023. Depois de cerca de um ano, deve começar a produção também na planta da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Seja como for, a marca já aceita encomendas na Europa, China e EUA. Segundo a fabricante, a versão de entrada vai ter preço sugerido de US$ 89.900, ou cerca de R$ 480 mil na conversão direta. Porém, se o cliente quiser o Power Pack, vai ter de desembolsar mais US$ 6.500, aproximadamente R$ 35 mil.