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Novo SUV EX90 será o Volvo mais seguro da história da montadora
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Novo SUV EX90 será o Volvo mais seguro da história da montadora

Com revelação confirmada para 9 de novembro, novo Volvo EX90 contará com recursos inéditos de segurança; SUV elétrico substituirá atual XC90

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

22 de set, 2022 · 7 minutos de leitura.

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elétricos
Novo EX90 deve estrear em 2024 com nível 3 de condução semiautônoma
Crédito:Reprodução/Kolesa

A Volvo vai revelar seu mais novo SUV no dia 9 de novembro. Trata-se do EX90, modelo topo de linha da marca sueca que vai substituir o XC90 nos próximos anos. O novo utilitário representa o início de uma nova era em relação à plataforma e às tecnologias avançadas de segurança. Até mesmo o desenho promete surpreender, já que terá maior liberdade nas formas com o uso exclusivo de LEDs. Há cerca de um ano, o Jornal do Carro detalhou a nova arquitetura dos carros elétricos da Volvo. Pois o EX90 vai inaugurar essa base, que será uma das mais avançadas do mundo.

Além de contar com uma estrutura eletrônica mais robusta, o novo EX90 trará novos recursos avançados de segurança, bem como vai avançar na condução semiautônoma. “Ele terá um escudo invisível de segurança”, sintetizou o CEO da montadora, Jim Rowan. Dessa forma, a marca quer atingir o objetivo de ajudar a reduzir acidentes, afirmando que “ninguém deve morrer ou ter ferimentos graves nos carros da Volvo”. A promessa é que um nível de segurança jamais visto anteriormente, mesmo nos veículos da marca. Tudo isso alinhado com o intuito de ser 100% livre de carbono.

Volvo XC90 elétrico
Reprodução

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Para isso, o Volvo X90 terá uma séria de recursos avançados no mercado. Esse é o caso, por exemplo, do conjunto exclusivo de oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sensor LiDAR de última geração. Dessa forma, o novo software vai oferecer uma visão em tempo real de 360°. Além disso, também haverá um novo sistema de compreensão do motorista, que vai detectar tudo o que acontece no interior do veículo.



Como funciona o LiDAR?

De acordo com a Volvo, o LiDAR (Light Detection and Ranging ou detecção de luz e alcance) foi desenvolvido a partir de um software próprio. A tecnologia trabalha em conjunto com os outros recursos e poderá reduzir acidentes graves em até 20%. Com isso, a previsão é de ocorra uma prevenção em até 9% nas colisões. Para isso, o novo recurso – instalado na linha do teto do EX90 – consegue detectar pedestres a distâncias de até 250 metros.

Sistema LiDAR da Volvo – Divulgação/Volvo

O sistema funciona funciona tanto na claridade quanto no escuro, e pode registrar algo pequeno como, por exemplo, um pneu, há 120 metros à frente. Isso tudo há uma velocidade de rodovia. Ou seja, cerca de 120 km/h. “Acreditamos que o EX90 é o carro Volvo mais seguro que já pegou a estrada”, afirmou Joachim de Verdier, chefe de Automação Segura de Veículos da Volvo Cars.

Leitura interna

Outro ponto alto no novo sistema de segurança é a detecção em tempo real do interior. Na prática, o sistema funciona como uma leitura do motorista. Segundo a Volvo, o EX90 vai utilizar duas câmeras para captar sinais que indicam a condição do condutor. A tecnologia mede o padrão de olhares para a estrada. Dessa forma, se o recurso identificar um estado não ideal para dirigir, ele é programado para tomar medidas de ajuda. Como, por exemplo, emitir um sinal de alerta ou, até mesmo, parar o veículo com segurança na beira da estrada.

Sucessor Volvo XC90
Reprodução/Kolesa

“Nossa pesquisa mostra que, simplesmente observando para onde o motorista está olhando e com que frequência e por quanto tempo seus olhos estão fechados, podemos dizer muito sobre o seu estado”, disse Emma Tivesten, especialista técnica sênior do Volvo Cars Safety Center.

Motor elétrico

Em agosto deste ano, surgiram algumas projeções de como pode ser o novo EX90. Com base nos desenhos, o modelo vai manter o estilo da marca sueca, mas terá linhas mais estreitas e modernas. E claro, será 100% elétrico. Como dissemos, o SUV grande de luxo terá uma evolução da atual plataforma SPA (Scalable Platform Architecture), que deve ampliar o espaço interno com o fim das versões híbridas plug-in (PHEV). Isso vai acontecer pois as baterias sairão da posição atual, entre os bancos dianteiros. Dessa forma, o espaço da cabine ficará maior. A estreia nas ruas está prevista para 2024.

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