A Jeep acaba de lançar o SUV Avenger, seu primeiro carro 100% elétrico. A marca apresenta o utilitário no Salão de Paris, que abre as portas ao público nesta terça-feira (18). Assim, já está em fase de pré-venda a versão 1st edition para a Europa, mercado prioritário do chamado “baby Jeep”. Menor que o Renegade, o Avenger é o novo modelo de entrada da marca. De acordo com fabricante, a configuração exclusiva repleta de equipamentos e soluções eletrônicas. Porém, os preços não foram revelados.
Tal como foi antecipado pelo Jornal do Carro, o Avenger é feito sobre a plataforma e-CMP, a mesma de modelos como o Peugeot e-2008, por exemplo. As duas marcas fazem parte do Grupo Stellantis. Porém, o Jeep tem um novo motor elétrico de 400V de potência, equivalentes a 156 cv, e 26,5 mkgf de torque. Segundo a marca, o conjunto de baterias com capacidade de 54 kWh, garante autonomia de 400 km em ciclo misto. Além disso, no uso urbano o carro roda até 550 km entre as recargas.
Avenger deve vir ao Brasil com sistema híbrido leve
Seja como for, chama a atenção o fato de o Avenger 1st edition ter tração apenas na dianteira. No entanto, a expectativa é de que as próximas versões venham com o sistema 4×4. Além disso, para a Espanha e a Itália haverá opção com com motor 1.2 turbo Puretech a gasolina. Portanto, isso pode ser um sinal de que o modelo seja vendido também no Brasil. Aqui, o mais provável seria o lançamento de uma versão com sistema híbrido leve, que já está no forno.
Nesse caso, o modelo seria feito em Goiana. Na fábrica pernambucana da Stellantis são produzidos os Jeep Renegade, Compass e Commander. Bem como a picape Toro, da Fiat. Inicialmente, o Avenger vai ser feio na fábrica de Tychy, na Polônia, para atender os clientes europeus. Segundo a Jeep, as entregas vão começar no primeiro semestre de 2023.
Jeep recarrega em 3 minutos
O sistema de recarregamento do Avenger chama a atenção. De acordo com a marca, é possível repor energia suficiente para rodar cerca de 30 km em apenas três minutos. Porém, isso só é possível em estações de recarga rápida, com potência a partir de 100 kW. Além disso, a recarga completa, de 20% a 80% das baterias, pode ser feita em 24 minutos.
Em carregadores residenciais do tipo Wallbox, de parede, cuja potência média é de 11 kW, a recarga completa é feita em cerca de 5 horas e meia. Assim, considerando o uso apenas urbano, a marca informa que, na Europa, o SUV poder rodar praticamente a semana toda sem precisar de recarga.
Pegada urbana
O Avenger mede 4,08 metros de comprimento. Ou seja, é 16 cm mais curto que o Renegade. Seu porte, inclusive, é similar ao do Citroën C3, cuja nova geração acaba de chegar ao Brasil e tem 3,98 metros. No entanto, cada um tem personalidade própria. Nesse sentido, o Jeep tem faróis retangulares e luzes de LEDs, bem como grade com sete fendas, marca registrada da fabricante. Na 1st edition, há ainda itens exclusivos. É o caso, por exemplo, da pintura em dois tons, bem como das rodas de liga leve de 18 polegadas e da iluminação dianteira e traseira do tipo Full-LEDs.
A cabine do novo Jeep tem visual limpo e moderno. A tela da central multimídia, de 10,25”, é flutuante, fica na parte superior do painel e lembra bastante a do C3. O sistema tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. No quadro de instrumentos há outra tela, que pode ter 10,25” nas versões mais caras e 7” nas de entrada. Além disso, há volante multifuncional, carregador de celular por indução e ar-condicionado automático. O porta-malas, tem 380 litros de capacidade. Porém, os encostos dos bancos traseiros podem ser rebatidos, aumentando a área para carga.
Vale mencionar que, embora não tenha 4×4, o Avenger traz, vá lá, alguns recursos para encarar trechos de terra. Nesse sentido, colabora a distância livre do solo, de 20 centímetros. Bem como o controle eletrônico de descida e as seis opções de modos de condução. São elas: Normal, Eco, Sport, Snow (neve), Mud (lama) e Sand (areia).
Tecnologia de ponta
Em relação à segurança, o Jeep Avenger conta com um bom pacote de equipamentos. Isso inclui recursos como frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas. Da mesma forma, há alerta de ponto cego, farol alto automático, sensores de obstáculos e câmeras de 360°. Assim como alerta de risco de fadiga do motorista e aviso de saída involuntária da faixa.
Na versão BEV, há ainda o chamado pacote ADAS. Ou seja, com sistemas de assistência autônoma de condução de nível 2. Assim, o carro pode ajustar a velocidade e a trajetória, de acordo com o tráfego e sem interferência do motorista. Para isso, há controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e sistema de centralização em faixa de rolagem.