A Volkswagen está muito próxima de aposentar seus dois modelos mais populares do mercado brasileiro. Tanto o hatch Gol quanto o sedã Voyage sairão de linha até dezembro, conforme o Jornal do Carro já antecipou há meses. Procurada pela redação do JC, a VW, sem mais detalhes, garante que a produção da dupla segue normalmente. A marca até enviou uma foto (abaixo) da linha de produção da fábrica de Taubaté (SP) com o sedã na linha de montagem.
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Tudo porque, nesta semana, o site Automotive Business publicou reportagem afirmando que o Voyage saiu de linha em definitivo. De acordo com a publicação, dez concessionárias no País foram consultadas e, então, confirmaram que não recebiam o sedã há semanas. Mas, apesar da fabricante reafirmar a continuidade do modelo, ele não dura até dezembro. Da mesma forma, o Gol – já fora do catálogo de vendas diretas – também está com os dias contados.
Ainda sobre o Voyage, a reportagem do Automotive Business enfatiza que “várias lojas da rede reafirmaram que não recebem mais (o sedã) há meses”. E mais: os mesmos revendedores afirmaram que a própria montadora disse que o Voyage saiu de produção e que não é mais possível encomendar novas unidades do modelo. Dessa forma, restam apenas as unidades que estão em estoque em alguns concessionários pelo País.
Por que vai sair de linha?
Há 14 anos na atual geração, o sedã derivado do Gol completou quatro décadas de existência no ano passado. Por isso, esbarra na desatualização frente à concorrência. Por se tratar de um projeto antigo, sofre por não ter, por exemplo, itens como controle de estabilidade e tração, além de oferecer apenas os dois airbags frontais obrigatórios.
Mesmo antigo e disponível em versão única com motor 1.0 flex de 84 cv, o Voyage continua a emplacar bem amparado. Mas subiu muito de preço e começa atualmente em R$ 89.850. No acumulado de 2022, já emplacou 23.020 unidades. O número é maior que o de modelos como Honda City, por exemplo, que venderam pouco menos que essa média no período. Contudo, cabe salientar que mais de 97% das vendas do três-volumes são diretas.
Gol também está perto do fim
Há 42 anos no mercado brasileiro, o Gol também vai sair de linha em breve. A data exata ainda é um mistério, mas tudo indica que não passa deste dezembro. Assim, o hatch será substituído pelo Polo Track, que será o novo carro de entrada da Volkswagen.
À exemplo do Voyage, o Gol emplacou bons números nos últimos meses. Em setembro, foram 5.773 unidades, resultado que colocou o veterano hatch no 9º lugar do ranking geral de vendas de carros e comerciais leves no Brasil. Ou seja, vendeu mais que o Renault Kwid (10º lugar), carro mais acessível no País com tabela de R$ 62.990. Atualmente, o Gol custa a partir de R$ 77.250 em única versão de acabamento e o mesmo motor do Voyage.