Um ano após trazer o e-208 ao Brasil, a Peugeot prepara o lançamento do novo e-2008. O SUV elétrico estreou no começo de 2021 na Europa e, desde então, é cotado para vir ao País. O modelo desembarca por aqui nas próximas semanas e é mais uma peça no plano da Stellantis de estabelecer uma linha de carros alimentados por baterias. Quando chegar, o e-2008 deverá custar em torno de R$ 300 mil – menos que o novo Chevrolet Bolt.
O anúncio da vinda do SUV aconteceu no quarto episódio do programa “Minuto Peugeot”, que mostra a eletrificação na montadora francesa. No último segundo, surge o nome e-2008. Por ora, é a única informação revelada. Mas o Peugeot e-2008 deverá seguir a mesma linha visual das versões a combustão. No entanto, deve ter um aumento de peso em torno de 300 kg, por causa do pacote de baterias. Assim, tem 1.548 kg em ordem de marcha.
Vote agora nos finalistas do Jornal do Carro no Prêmio Mobilidade Estadão!
Visual moderno
Em relação ao visual, espera-se que o SUV herde muitas características do e-208. Na dianteira, por exemplo, o modelo virá com acabamentos cromados e as famosas presas do leão, que tem função de luzes diurnas. No entanto, deve ganhar retoques para deixar o visual mais parrudo. Na traseira, as lanternas ficam em posição elevada e mantém as três linhas divisórias, bem como são conectadas por uma faixa preto brilhante com o nome Peugeot.
Por dentro, o e-2008 promete mais espaçoso, principalmente, nos bancos traseiros. Em contrapartida, é possível que perca espaço no porta-malas. Afinal, ganha um pacote de baterias adicional. Na Europa, o compartimento tem capacidade de 405 litros.
E o motor?
Em relação ao desempenho, espera-se que o SUV elétrico tenha o mesmo motor do e-208. Assim como a bateria de 50 kWh que fica sob o assoalho. Com esse conjunto, o e-2008 será capaz de entregar 136 cv de potência e 26,5 mkgf de torque. Além disso, promete alcançar autonomia de 345 km no ciclo WLTP, com uma carga completa.
Peugeot e-208 mais potente
No começo de outubro, a Peugeot anunciou uma evolução no e-208. A partir de 2023, o hatch elétrico vai utilizar o mesmo conjunto elétrico do seu irmão maior, o e-308. Com isso, ganhará 15% de desempenho e 10,5% de autonomia. De acordo com a montadora, a potência vai passar dos atuais 136 cv para 156 cv. Por sua vez, o torque permanecerá com 26,5 mkgf. Já o alcance com a carga completa subirá de 362 km para 400 km no ciclo europeu.
Esse aumento acontece graças à nova geração de baterias. No entanto, ao contrário do e-308, que possui um pacote com capacidade de 54 kWh, o hatch vem com 50 kWh. O novo Peugeot e-208 vai estrear em breve na Europa. Ele é uma das estrelas da marca no Salão de Paris. No Brasil, o modelo está disponível na versão GT com preço de R$ 264.675. Embora não haja previsão de quando a atualização chegará por aqui, espera-se que seja em 2023.