Você está lendo...
Honda mostra imagem do novo SUV compacto que substituirá o WR-V
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Honda mostra imagem do novo SUV compacto que substituirá o WR-V

Honda mostra silhueta do novo SUV RS, que estreia em 2023 na Ásia; feito sobre a base de sedã indiano, sucessor do WR-V pode chegar ao Brasil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

27 de out, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Honda
SUV RS terá um porte de cerca de 4 metros e virá com duas opções de motor
Crédito:Reprodução

Após um ano da revelação de um protótipo na Indonésia, a Honda mostra um primeiro teaser do sucessor do WR-V – que saiu de linha no Brasil no fim de 2021. O crossover antecipa o “RS“, novo SUV compacto que estreia no mercado global em 2023. Ou seja, o modelo será o próximo utilitário de entrada da marca japonesa, abaixo do New HR-V.

A silhueta do novo SUV surgiu nesta semana em um outdoor na Indonésia, onde o modelo estreou como conceito no Salão de Jacarta. Na imagem, é possível ver que o crossover tem lanternas traseiras horizontais, assim como no protótipo RS Concept, que tinha o conjunto óptico unido, como no HR-V. Além disso, dá para notar a carroceria vermelha com o teto em preto, o que condiz com o visual com toque esportivo.

Honda SUV RS
Divulgação/AutonetMagz

Publicidade


Nas dimensões, o SUV terá cerca de 4 metros de comprimento. A plataforma, por sua vez, será a mesma do subcompacto Amaze, que é feito na Índia. Dessa forma, cortará custos de produção. A utilização dessa plataforma vai dificultar a vinda do modelo para o Brasil. Trata-se da mesma arquitetura do hatch Brio, que chegou a ser cogitado aqui uma década atrás, mas nunca veio. Ou seja, o futuro crossover fica mais distante, já que a sua nacionalização é pouco provável.

Seja como for, a promessa é de que o veículo seja capaz de levar até cinco pessoas, além de contar com boa capacidade de porta-malas. Em relação ao visual, espera-se que o novo SUV seja uma versão de produção do conceito exibido no Salão da Indonésia. Segundo a imprensa local, os testes de estrada terminaram em setembro deste ano.

Modelo indiano baseado no Honda RS Concept – Divulgação/Honda

E o motor?

Até o momento, a montadora japonesa não revelou especificações do SUV. O que se sabe é que o novo Honda RS deverá ter duas opções de motor. Nas versões mais baratas, virá com o 1.2 a gasolina de até 90 cv de potência e 11 mkgf de torque. Já as configurações mais caras virão com o motor 1.5 a gasolina de injeção direta e 126 cv, e o câmbio CVT que simula 7 marchas. Trata-se do mesmo conjunto disponível na linha City e no HR-V no Brasil.

Por fim, é certo que o SUV terá uma versão híbrida. Mas os rumores apontam que a produção desta terá início só em 2024. Vale dizer que, desde o ano passado, a Honda está demorando para apresentar seu novo SUV de entrada. Isso pode ser um efeito da crise de semicondutores, que ainda assombra as marcas ao redor do mundo.

Honda ZR-V
Projeção Honda ZR-V – Theophilus Chin/Paul Tan

Substituto deve chegar em 2023

Após aposentar o WR-V no Brasil, a Honda não fala sobre um novo SUV compacto. É porque talvez o futuro modelo não venha para cá. Tal como contamos o Jornal do Carro, a marca japonesa subiu de patamar por aqui, e pretende disputar vendas com Jeep e Toyota, sobretudo entre os SUVs médios, contra os líderes Compass e o Corolla Cross.



Para isso, a Honda lançou o novo HR-V em versões 1.5 flex aspirada e 1.5 turbo flex. Além dele, há também o ZR-V, o inédito SUV médio feito sobre a base do novo Civic, que virá em 2023. Ou seja, a marca planeja atuar em uma faixa superior de preço.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião