Motor totalmente elétrico, baixo custo de manutenção, tamanho compacto e preço de 2.399.100 ienes (cerca de R$ 83 mil, na conversão direta) – ou o equivalente a pouco mais de R$ 62 mil, quando contados subsídios dos governos federal e locais do Japão. Foi com esses atributos que o Nissan Sakura virou o mini carro elétrico queridinho na terra do sol nascente. Mas todo esse sucesso já obrigou a fabricante a suspender suas vendas, afinal, a produção não deu conta.
Feito em parceria com o Mitsubishi eK X EV desde o início do ano na planta de Mizushima (Japão), o Nissan Sakura entrou em vendas em maio. A princípio, dois meses depois, já havia recebido encomendas para 23 mil unidades.
Em mais dois meses (setembro), a dupla de mini carros elétricos chegou a 35 mil pedidos. Para se ter ideia, isso vai além da soma de todos os veículos elétricos vendidos no Japão em 2021.
Desse modo, a Nissan foi pega pela sobrecarga. Com capacidade de produção esgotada, a fabricante anunciou na última semana que interrompeu as encomendas do Sakura temporariamente. Afinal, os interessados já começam a esperar 1 ano ou mais na fila de espera. De acordo com o site da marca no Japão, não há data específica para a retomada do negócio.
Mais carros em 2023
De qualquer forma, as expectativas são boas. Afinal, Nissan e Mitsubishi anunciaram, em setembro, que vão aumentar a produção de seus mini carros elétricos em aproximadamente 20% em 2023. Assim, a produção deve atingir cerca de 70 mil unidades.
Detalhes do Sakura
O Nissan Sakura vem com bateria (sob o assoalho) de íons de lítio de 20 kWh, cuja autonomia é de até 180 km. O componente, fica responsável por alimentar o motor elétrico com potência equivalente a 63 cv. Montado no eixo dianteiro, o propulsor desenvolve torque de 27 mkgf. Vai a 130 km/h de velocidade máxima. O peso total do pequenino fica em 1.070 kg.
Com a promessa de oferecer carros elétricos com preços acessíveis, o Sakura precisou usar menos matéria-prima. Tem, portanto, 3,40 metros de comprimento, 1,65 m de altura e 1,47 m de largura. O entre-eixos mede 2,49 m.
Na lista de equipamentos, conta com quadro de instrumentos digital com tela de 7″ e central multimídia com 9″. Assistente de estacionamento e até recursos de direção semi-autônoma estão no pacote. Na paleta de cores para a carroceria, 15 diferentes tons.