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Picape nacional da marca RAM surge em flagra com faróis de Renegade
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Picape nacional da marca RAM surge em flagra com faróis de Renegade

Com camuflagem pesada, futura picape média nacional da RAM entra em fase final de testes para chegar ao mercado brasileiro a partir de 2024

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

04 de nov, 2022 · 5 minutos de leitura.

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RAM
Ram prometeu picape nacional com base na plataforma da Fiat Toro e dos SUVs Jeep
Crédito:Felipe Camarano/BF///MS

Embora a Fiat Toro esteja muito abaixo do que emplacou há um ano, o segmento de picapes continua a atrair o interesse das fabricantes no Brasil. E com a RAM, que atua exclusivamente na categoria, está chegando a hora de ter um modelo feito no País. A norte-americana do grupo Stellantis tem uma “carta na manga”, conforme publicamos em abril de 2021. A picape média será feita em Goiana (PE) e ficará abaixo da 1500. Pois é esse o modelo flagrado em testes.

Nas imagens feitas pelo leitor Felipe Camarano e cedidas à página BF///MS, que compartilhou o conteúdo com o Jornal do Carro, o modelo está em fase avançada de testes. Os flagras feitos na região de Betim (MG) mostram o modelo já com a carroceria final. Por causa disso, está completamente coberto com camuflagem mais pesada e quadrada. O único detalhe à mostra são os faróis circulares com anéis de LEDs – e muito parecidos com os do Jeep Renegade.

RAM
Felipe Camarano/BF///MS

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Em março de 2022, o Jornal do Carro esteve em Amsterdã (Holanda) na reunião anual do grupo Stellantis. E o CEO Carlos Tavares confirmou que os planos para a América Latina incluem três picapes até 2024. Uma delas, portanto, a picape nacional da RAM. O modelo inédito vai mirar o público do agronegócio e, assim, ampliar a participação da marca no País. O produto terá a base Small Wide 4×4 da Fiat Toro e dos SUVs da Jeep, com produção em Pernambuco.

Porte de Toro ou um pouco maior?

Por ora, a nova picape RAM segue com disfarce pesado. O batismo ainda é desconhecido, mas uma possibilidade é reviver o nome Dakota ao Brasil, após mais de 20 anos.

RAM
Felipe Camarano/BF///MS

De acordo com o site Autos Segredos, a picape nascerá do “Projeto 291”, com arquitetura ampliada em largura e comprimento – como no Jeep Commander. Dessa forma, a base fará com que o modelo tenha porte de picape média. E, assim, deveremos ver a futura RAM Dakota 2024 na disputa contra Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger e cia.

Mais detalhes

Pelo que se vê nos flagras, as rodas são maiores que as usadas na picape Toro. De acordo com especulações, a nova picape, a despeito do porte médio, deverá adotar a mesma suspensão traseira multilink do modelo da Fiat. Com isso, espera-se capacidade de uma tonelada.



Quanto ao visual, embora ostente anéis de LEDs redondos como no Renegade, nada está garantido. Salvo a grande distância entre-eixos, as caixas de rodas levemente quadradas e o formato das colunas frontal e central (que lembram o Jeep Compass e a Toro), tudo é especulação. O mesmo vale para a mecânica. Segundo algumas publicações, a novata poderá ter um novo motor 2.0 quatro cilindros turbo flex ou mesmo um inédito 2.2 quatro cilindros turbodiesel.


Procurada, a RAM não se manifestou sobre o flagra.

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