Por enquanto, a mudança chegou apenas ao mercado argentino. Mas em breve o Toyota SW4 GR-Sport ficará mais potente também no Brasil. A sigla é alusiva à Gazoo Racing, divisão de preparação da marca japonesa. Assim, a versão, que estreou no País no início de 2022, tem visual mais arrojado e ajustes específicos. Porém, o SUV de sete lugares vendido no mercado brasileiro não recebeu as atualizações feitas na Hilux, da qual deriva. Por sua vez, a picape teve a potência do motor 2.8 turbodiesel ampliada de 204 cv para 224 cv. Finalmente, em janeiro de 2023, a mecânica dos dois modelos vai ser igual.
De acordo com a Toyota, para ampliar a potência a mecânica recebeu várias atualizações. Entre elas, o SW4 GR-Sport ganhou turbina de geometria variável e novo intercooler. Além disso, o mapa eletrônico de gerenciamento do motor foi retrabalhado. Como resultado, o torque máximo subiu de 51 mkgf para 56 mkgf. Porém, o câmbio automático de seis marchas com reduzida e a tração 4×4 não mudaram.
Itens exclusivos
Além de adotar sistema de suspensão exclusivo, o SW4 assinado pela GR Sport tem detalhes mais esportivos. Ou seja, há difusores de ar e emblemas que destacam a identidade do modelo. O SW4 GR-S tem teto pintado de preto e rodas de liga leve de 18 polegadas. Além disso, os bancos são revestidos de couro preto e a tela TFT de 4,2” no painel traz gráficos da Toyota Gazoo Racing.
Da mesma forma, há carregador de celular sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas e abertura de porta-malas com sensor de movimentação dos pés. No quesito segurança, o SUV traz câmeras de 360° e alertas de tráfego cruzado na traseira e de ponto cego. O pacote Toyota Safety Sense inclui ainda sistema que identifica risco de colisão frontal, pedestres e ciclistas.
Porém, em meio a tantas novidades o kit de conectividade não recebeu atualizações. Tem, portanto, tela de 8” e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Há, ainda, entradas USB, navegador GPS, TV digital e Bluetooth.
Chegada ao Brasil
Embora a Toyota não confirme, dá para cravar que o SW4 GR-S mais potente vai ser vendido também no mercado brasileiro. Afinal, o modelo é produzido na Argentina, de onde vem ao País. Aliás, lá o SUV tem preço sugerido de 16.276.000 pesos. Ou seja, pouco mais de R$ 535 mil, na conversão direta.
No Brasil, o utilitário é oferecido em quatro versões. A de entrada, SRX, tem cinco assentos e a tabela parte de R$ 378.190. As outras três são todas com sete lugares. Os preços começam em R$ 384.690, para a SRX, R$ 423.890, para a Diamond, e R$ 433.190, para a GR-S com motor de 204 cv.